Seja bem vindo!

Parabéns! Almino Afonso completa 64 anos de emancipação política

O município de Almino Afonso comemora hoje 64 anos de sua emancipação com uma ampla programação que começou no último dia 21 com eventos esportivos e culturais.

Para hoje (24) o prefeito Waldenio Amorim preparou uma grande festa que iniciará as 5:00hs da manhã com alvorada pela banda Abel Belarmino de Amorim em varias bairros da cidade. Logo após haverá missa solene, entrega de comendas aos ex prefeitos e café da manhã comunitário na praça Aurino Carlos. A tarde haverá desfile cívico e feira do empreendedor.

A noite a festa em praça pública com a banda Forro da Mídia, Farra Surreal, e a grande atração fica por conta de João Neto Pegadão.

Histórico da cidade:

Inicialmente conhecido como Caieira, em função dos depósitos calcários existentes na região, o povoado se desenvolve a partir da feira livre (a Feira da Caieira), frequentada por moradores das localidades vizinhas.

O atual núcleo habitacional se forma em torno de uma capela, construída por Francisco Nunes Amorim, suas esposa Florentina Nunes de Amorim, e o fazendeiro Local Agostinho Fonseca,o casal Francisco e Florentina eram naturais da Serra de Martins e netos do sesmeiro Clemente Nunes dos Reis,( o primeiro habitante do sitio Coraatá) juntamente com moradores ajudados por escravos libertos, que trabalharam voluntariamente, começaram em 1902 a construção da capela do Sagrado Coração de Jesus, e o povoado passou para a condição de Vila, no término da construção da capela em 1912.( informações dos pesquisadores e historiadores locais Misherlany Gouthier e Luciana Carlos).

Em 1918, em homenagem ao abolicionista e político potiguar nascido no local, Almino Afonso, o povoado muda de nome. Em 31 de dezembro de 1938, torna-se distrito em função do Decreto Estadual nº 603. É elevado à condição de município com a edição da Lei Estadual nº 912, de 24 de novembro de 1953, tendo sido desmembrado de Patu

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *