Seja bem vindo!

Gustavo apresenta projetos visando à valorização dos “Caboclos” de Major Sales

O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) apresentou dois projetos de lei, esta semana, na Assembleia Legislativa do Estado, objetivando a valorização do “Concurso Caboclos de Major Sales”, realizado em Major Sales, município que integra a região do Alto Oeste potiguar. O parlamentar apresentou proposições visando à declaração do evento como patrimônio cultural, imaterial e histórico e à sua inclusão no calendário turístico do Estado.

“O concurso foi criado em 1991, pelo médico Dr. Pio X Fernandes, durante a Semana Santa. De lá para cá, a concorrência só aumentou. Atualmente, o evento acontece em praça pública e constitui um dos maiores acontecimentos do Alto Oeste, mobilizando locais e atraindo pessoas de outras regiões e também de outros estados, como Paraíba e Ceará”, justifica o deputado.

Os “Caboclos” fazem uma dança tradicional de malhação de Judas durante a Semana Santa. Em sua justificativa, Gustavo Fernandes explica que os grupos organizados têm estrutura musical formada por sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro, com uma base coreógrafa que varia de 12 a 26 brincantes, que executam passos característicos, utilizando sempre a figura bíblica de Judas. As músicas valorizam o Nordeste e a vestimenta, o artesanato local.

Com a aprovação dos projetos, o “Concurso Caboclos de Major Sales” passa a integrar o patrimônio cultural, imaterial e histórico do Estado, fato que ajudará na promoção da sua preservação e também no recebimento de recursos. A inclusão no calendário turístico potiguar, por sua vez, permite uma maior atenção do Poder Público ao evento e também a atração de mais participantes, dentre os turistas que optam pelo Estado como destino turístico.

Deputado Estadual Gustavo Fernandes apresenta projeto de lei pensando na valorização da Festa de Caboclo de Major Sales

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *