Presidente dos Estados Unidos se pronunciou em sua rede social, a Truth Social

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou mais uma vez um aumento de tarifas para importações da China. A nova alíquota será de 125%. Em um post na Truth Social, sua rede social, ele afirmou que as taxas terão efeito imediato.
“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada a China pelos Estados Unidos para 125%, com efeito imediato”, escreveu.
Ele afirmou que diversos países afetados pelas novas tarifas não retaliaram, e o procuraram para negociar, portanto, autorizou uma pausa de 90 dias e uma tarifa recíproca reduzida de 10% durante esse período.
Mais cedo, a China havia anunciado a aplicação de taxas de 84% sobre os produtos dos EUA, enquanto os Estados Unidos anunciaram a cobrança de 104%. A União Europeia aplicará 25% como retaliação ao tarifaço.
Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos, concedeu uma entrevista nos jardins da Casa Branca logo após o anúncio. Em seu discurso, ele afirmou que a “China escalou a situação, e o presidente Donald Trump respondeu de maneira corajosa”.