Seja bem vindo!

Brasil

Notícias do Brasil

Lei Paulo Gustavo: Bolsonaro veta projeto que previa verba para o setor cultural

Lei Paulo Gustavo: Bolsonaro veta projeto que previa verba para o setor cultural

Brasil
Proposta destinava R$ 3,86 bi em recursos federais a estados e municípios para o enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor. Congresso pode derrubar veto. O presidente Jair Bolsonaro vetou um projeto de lei, batizado de "Lei Paulo Gustavo", que previa o repasse de R$ 3,86 bilhões em recursos federais a estados e municípios para o enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural. A informação foi divulgada nesta terça-feira (5) pela Secretaria-Geral da Presidência e o veto foi publicado na edição desta quarta-feira (6) do "Diário Oficial da União (DOU)". O Congresso ainda pode derrubar o veto. A proposta visava homenagear o ator ator e humorista Paulo Gustavo que morreu em maio do ano passado, vítima da Covid-19. Ele era um dos arti
Governo federal define reajuste de 10,89% nos preços de medicamentos

Governo federal define reajuste de 10,89% nos preços de medicamentos

Brasil
A definição do valor é de incumbência da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), comissão interministerial coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  Os medicamentos vendidos no Brasil passarão, nesta semana, por novo reajuste de preços. De acordo com o Sindicato dos Produtos da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma), o aumento acordado pelo governo federal é de 10,89%. A modificação passa a valer, possivelmente, a partir desta quinta-feira (31/3). A definição do valor é de incumbência da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), comissão interministerial coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O reajuste não é automático nem imediato, pois a grande concorrência entre as empresas do setor regu
Em Parnamirim, Bolsonaro inaugura Estação Cajupiranga da CBTU

Em Parnamirim, Bolsonaro inaugura Estação Cajupiranga da CBTU

Brasil, Destaque
Na manhã desta quarta-feira (30), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participou da cerimônia de inauguração do Trecho I da construção da Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Região Metropolitana de Natal, em Cajupiranga, na cidade de Parnamirim-RN. Acompanhado de aliados no RN, em especial os ministros Rogério Marinho e Fábio Faria, do Desenvolvimento Regional e das Comunicações, o presidente chegou ao local do evento montado a cavalo, após participar de uma motociata que o recepcionou na Grande Natal. Antes de discursar, o próprio presidente chamou ao palco dois pastores para que fosse feita uma oração que marcou o início da fala presidencial. Pelo menos duas preces foram feitas e um versículo bíblico foi lido antes do presidente se
Preço da gasolina não cairá com troca na Petrobras, dizem analistas

Preço da gasolina não cairá com troca na Petrobras, dizem analistas

Brasil, Destaque
A troca na presidência da Petrobras, anunciada nesta segunda-feira (28/3), não terá efeito sobre o preço dos combustíveis, segundo economistas ouvidos pelo Metrópoles. O curto tempo até as eleições e entraves de governança para proteger a própria companhia são algumas das explicações para o fato de essa mudança não se refletir no valor cobrado pela empresa. Economista-chefe da Infinity Asset Management, Jason Vieira afirma que a troca na presidência da empresa não é suficiente para causar uma alteração na dinâmica. “Pode haver mudanças nas políticas da Petrobras, mas mesmo essas mudanças têm travas de conduta, então é difícil acreditar que haja alguma alteração real”, diz. Desde 2016, no governo Temer, a política de preços adotada pela estatal é seguir a paridade com o mercado i
Bolsonaro deixa hospital após ser internado com dores abdominais

Bolsonaro deixa hospital após ser internado com dores abdominais

Brasil
Bolsonaro deu entrada no início da noite desta segunda-feira (28) no Hospital das Forças Armadas (HFA) para realizar uma bateria de exames O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital das Forças Armadas (HFA), na manhã desta terça (29), após ser internado na noite de segunda-feira com dores abdominais. O médico do presidente, Antonio Macedo, informou à CNN que o presidente melhorou e ninguém da equipe médica de São Paulo precisou ir a Brasília. O comboio oficial de transporte da presidência da República deixou o HFA por volta das 06h20 da manhã desta terça. Bolsonaro deu entrada no início da noite desta segunda-feira (28) no Hospital das Forças Armadas (HFA) para realizar uma bateria de exames. Segundo auxiliares palacianos, o presidente sentiu desconforto abdomina
Avião com 132 pessoas a bordo cai na China

Avião com 132 pessoas a bordo cai na China

Brasil
Um avião do modelo Boeing 737 da China Eastern Airlines caiu nesta segunda-feira (21) no sul da China, segundo a agência de aviação civil do país. A aeronave transportava 132 pessoas de Kunming para Guangzhou. Ainda não há informação sobre o número de vítimas. A queda aconteceu em Guangxi, região montanhosa no sul da China, e provocou um incêndio nas montanhas, segundo a TV estatal chinesa. A agência de aviação civil da China confirmou o episódio e informou que o voo fazia a rota entre as cidades de Kunming e Guangzhou. A TV estatal chinesa informou que a operação de resgate está a caminho do local. A emissora havia divulgado inicialmente que o avião transportava 123 pessoas, mas depois corrigiu para 132. Desse total, nove fazem parte da tripulação da aeronave. A queda aconteceu
O que os governos dão em ano eleitoral, tomam no ano seguinte

O que os governos dão em ano eleitoral, tomam no ano seguinte

Brasil
Pacote de bondades de Bolsonaro custará caro ao próximo presidente Se os brasileiros soubessem, principalmente os mais pobres, que cada governo de ocasião aumenta a renda deles em ano eleitoral e diminui no ano seguinte por meio de aumento de impostos e outros truques, votariam menos enganados. O conselho que dou: desfrutem dos benefícios concedidos, mas não se sintam devedores de ninguém. Votem com independência. O dinheiro dado com uma mão e retomado depois das eleições é dinheiro público. Não sai do bolso dos governantes. Sai do Tesouro Nacional, que é sustentado em larga medida por quem paga impostos, e os ricos pagam menos porque as leis os favorecem. Não é por outra razão, por exemplo, que Paulo Guedes, ministro da Economia, guarda parte de sua fortuna no exterior. N
Moraes revoga ordem de bloqueio do Telegram em todo o país

Moraes revoga ordem de bloqueio do Telegram em todo o país

Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo na sexta-feira (18), que determinava o bloqueio do aplicativo Telegram em todo o país.Segundo Moraes, a revogação foi definida porque o Telegram cumpriu as determinações judiciais que estavam pendentes – e que tinham levado o ministro a definir a suspensão do app. “Diante do exposto, considerado o atendimento integral das decisões proferidas em 17/3/2022 e 19/3/2022, revogo a decisão de completa e integral suspensão do funcionamento do Telegram no Brasil, proferida em 17/3/2022, devendo ser intimado, inclusive por meios digitais – , o Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wilson Diniz Wellisch, para que adote imediatamente todas as pro
Senado aprova Lei Paulo Gustavo, que prevê repasse de R$ 3,8 bilhões ao setor cultural

Senado aprova Lei Paulo Gustavo, que prevê repasse de R$ 3,8 bilhões ao setor cultural

Brasil, Destaque
O Senado aprovou, nesta terça-feira, a proposta de incetivo ao setor cultural que prevê repasse de mais de R$ 3,8 bilhões aos estados e municípios. Batizada de Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao humorista, vítima da Covid-19 em 2021, o projeto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta, aprovada na Casa por 71 votos a favor e uma abstenção, garante o investimento de R$ 2,79 bilhões ao setor audiovisual e R$ 1,06 bilhão para outros projetos culturais. O objetivo é trazer um alívio econômico ao setor, duramente afetado pela pandemia. O PL já havia sido aprovado no Senado, em novembro do ano passado, mas voltou à Casa após sofrer alterações na Câmara. Os recursos da Lei Paulo Gustavo sairão dos cofres da União e serão direcionados aos estados e municípios
A modinha que pode te matar!

A modinha que pode te matar!

Brasil, Destaque
O bancário Allan Douglas, de 30 anos, fez um alerta nas redes sociais sobre o consumo de cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapers ou "Pendrives". De acordo com o morador de Manaus, o pulmão dele foi perfurado após alguns dias intensificando o uso do dispositivo eletrônico durante uma viagem de férias ao Rio de Janeiro. Em uma rede social, Allan disse que precisou ficar internado em um hospital manauara e pediu que seus seguidores – quase 26 mil – avisassem aos amigos sobre os riscos envolvidos no uso de cigarros eletrônicos. Em entrevista ao jornal O Globo, o rapaz contou que vinha usando cigarros eletrônicos há cincos meses, mas apenas esporadicamente. Em férias no Rio de Janeiro, ele passou a fumar todos os dias durante duas semanas. Com informações: O Globo