Seja bem vindo!

Brasil

Notícias do Brasil

Bolsonaro faz apelo para que governadores reduzam o ICMS: “A vida do trabalhador não está fácil”

Bolsonaro faz apelo para que governadores reduzam o ICMS: “A vida do trabalhador não está fácil”

Brasil
O presidente Jair Bolsonaro informou que negocia com governadores a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com a finalidade de o tributo não incidir sobre a bandeira vermelha da conta de luz. “Quando decreta uma bandeira a cada 100 quilowatt-hora mais R$ 10, infelizmente, o ICMS, em média 30%, incide em cima”, disse Bolsonaro, em live, na quinta-feira 26. “Quem paga a conta no final da linha é o consumidor.” Bolsonaro afirmou que não é “justo” os Estados manterem a alíquota do ICMS. “Faço um apelo aos governadores que, em comum acordo, resolvam essa questão porque realmente a vida não está fácil para o trabalhador.”
IBGE: Brasil atinge 213,3 milhões de habitantes; RN chega a 3.560.903

IBGE: Brasil atinge 213,3 milhões de habitantes; RN chega a 3.560.903

Brasil
Foto: CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO A população brasileira foi estimada em 213.317.639 habitantes. A estimativa com o total de habitantes dos estados brasileiros se refere a 1° de julho de 2021 e foi publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (27). Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou um total de 211,8 milhões de pessoas. O número deste ano representa um crescimento de cerca de 0,7% na comparação com a população estimada em 2020. O estudo, com data de referência em 1º de julho, leva em conta todos os 5.570 municípios brasileiros, e é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográ
Bandeira vermelha deve sofrer novo reajuste em setembro e voltar a aumentar a conta de luz

Bandeira vermelha deve sofrer novo reajuste em setembro e voltar a aumentar a conta de luz

Brasil
O agravamento da crise hídrica deve fazer com que o patamar 2 da bandeira tarifária vermelha da conta de luz volte a subir já a partir de setembro. A decisão será tomada na próxima terça-feira, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Especialistas a par das discussões afirmam que o reajuste pode levar o atual patamar 2 de R$ 9,49 por kw/h consumido para R$ 11 ou até R$ 15 – um reajuste de mais de 50% neste adicional. Em agosto, a opção da Aneel foi não reajustar o valor, mesmo com defasagem na conta das distribuidoras. Segundo fontes ouvidas pelo blog à época, pesou para a decisão a preocupação com a escalada da inflação, refletida em parte pela conta de luz. O reajuste dos valores vem sendo mais frequente porque, com a falta de chuvas e diminuição nos reserv
Paraíba é o 2º estado do Brasil e 1º do Nordeste com menor ocupação dos leitos

Paraíba é o 2º estado do Brasil e 1º do Nordeste com menor ocupação dos leitos

Brasil
O Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que de 15 a 21 de agosto se manteve uma tendência de queda de diversos indicadores da pandemia que vêm sendo acompanhados pela Fiocruz, entre eles o das taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos. O material evidencia que a Paraíba é o 2º estado Brasileiro com a menor ocupação de leitos dedicados ao vírus, figurando como o primeiro no ranking Nordeste.  Duas capitais estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 superiores a 80%: Boa Vista (84%) e Rio de Janeiro (96%). João Pessoa está entre as 20 capitais fora da zona de alerta com a ocupação média de 16%, sendo menor que a do Recife (43%), Maceió (23%), Aracaju (45%), Salvador (26%). O estudo aponta que quatro capitais estão na zona de
Governo Federal vai dar desconto na conta de luz para quem reduzir consumo de energia

Governo Federal vai dar desconto na conta de luz para quem reduzir consumo de energia

Brasil
Foto: reprodução/WebArCondicionado O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou nesta quarta-feira (25) que o governo e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) preparam um plano de descontos na conta de luz para os consumidores regulados (ligados a distribuidoras) residenciais e empresariais que se dispuserem voluntariamente a economizar energia. A medida deverá entrar em vigor no início de setembro. O ministério, no entanto, não detalhou o plano. Disse que, em conjunto com a agência, está definindo as metas de economia e os prêmios. Questionado em entrevista coletiva, o ministro explicou que ainda não sabe de onde sairão os recursos para arcar com os descontos. Albuquerque afirmou, porém, que não há previsão de crédito extraordinário no Orçamento pa
Bolsonaro assina decreto que cria sistema de crédito facilitado para pequenas empresas

Bolsonaro assina decreto que cria sistema de crédito facilitado para pequenas empresas

Brasil
Foto: Mateus Bononi/Getty Images O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta quarta-feira (25) que cria o SNGC (Sistema Nacional de Garantias de Crédito), iniciativa com o objetivo de facilitar o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito simplificado. O novo sistema permitirá que essas empresas consigam garantias para tomar crédito por meio de outras instituições, que funcionariam como o “fiador” do empréstimo. O decreto não precisa da aprovação do Congresso e será publicado na próxima edição do DOU (Diário Oficial da União). “Sociedades de garantia solidária, sociedades de contragarantia, cooperativas de crédito e fundos públicos ou privados poderão ser usados para garantir a operação, facilitando o acesso aos pequenos empreendedores que não possuam patrimônio nece
Bolsonaro assina decreto que cria sistema de crédito facilitado para pequenas empresas

Bolsonaro assina decreto que cria sistema de crédito facilitado para pequenas empresas

Brasil, Destaque
O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta quarta-feira (25) que cria o SNGC (Sistema Nacional de Garantias de Crédito), iniciativa com o objetivo de facilitar o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito simplificado. O novo sistema permitirá que essas empresas consigam garantias para tomar crédito por meio de outras instituições, que funcionariam como o “fiador” do empréstimo. O decreto não precisa da aprovação do Congresso e será publicado na próxima edição do DOU (Diário Oficial da União). “Sociedades de garantia solidária, sociedades de contragarantia, cooperativas de crédito e fundos públicos ou privados poderão ser usados para garantir a operação, facilitando o acesso aos pequenos empreendedores que não possuam patrimônio necessário à operação”, informou a Secre
SURTOU: Bolsonaro volta a dizer que preços da gasolina e do gás de cozinha estão

SURTOU: Bolsonaro volta a dizer que preços da gasolina e do gás de cozinha estão

Brasil, Destaque
"A gasolina está barata, o Gás e cozinha está barato. O pessoal tem que entender a composição do preço, se não acabam me culpando por tudo que acontece no Brasil" Disse Bolsonaro Presidente afirmou ainda que a população deveria primeiro entender como o preço desses produtos é definido antes de pôr a culpa no governo federal O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a afirmar que a gasolina e o gás de cozinha no país estão "baratos". Em conversa com apoiadores na volta ao Palácio do Alvorada, no fim da tarde desta terça-feira (24), Bolsonaro disse que a população precisa entender como é a formação do preço desses itens antes de criticar o governo federal. As informações são do UOL. Levantamento da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) mostra que
Ministros avaliam que Bolsonaro deve faltar a reunião com governadores e evitar palanque para Doria

Ministros avaliam que Bolsonaro deve faltar a reunião com governadores e evitar palanque para Doria

Brasil
Apesar de atuarem para minimizar o clima de tensão institucional, auxiliares de Jair Bolsonaro avaliam que o mandatário deve recusar o pedido de encontro feito por governadores nesta semana para evitar colocá-los em evidência. Na avaliação de ministros, uma reunião entre o presidente e os chefes de Executivos estaduais seria contraproducente e só serviria para dar palanque a adversários. Desde o início do governo, Bolsonaro tem protagonizado embates com os gestores estaduais. Com a pandemia e a briga em torno do ICMS, a relação piorou. Em especial com governadores que são virtuais candidatos em 2022, João Doria (PSDB-SP) e Eduardo Leite (PSDB-RS).