Seja bem vindo!

Brasil

Notícias do Brasil

Cientistas avançam na busca por medicamentos capazes de sabotar a replicação do coronavírus

Cientistas avançam na busca por medicamentos capazes de sabotar a replicação do coronavírus

Brasil
Cientistas ligados ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) desvendaram detalhes do processo de maturação da principal enzima envolvida na replicação do novo coronavírus, conhecida como 3CL. A descoberta, descrita no Journal of Molecular Biology, facilita a busca de medicamentos capazes de sabotar esse processo logo no início. “Em um ano e meio de pandemia, já temos, no mínimo, meia dúzia de vacinas em uso clínico, mas nenhum fármaco com comprovada eficácia e segurança. Antiviral é mesmo mais difícil de desenvolver. Porém, ainda que tenhamos bons imunizantes, obter um medicamento para a Covid-19 segue sendo muito importante, caso o vírus escape da vacina”, afirma Glaucius Oliva, coordenador do CIBFar – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID)
Integrantes do Talibã tomaram o palácio presidencial em Cabul

Integrantes do Talibã tomaram o palácio presidencial em Cabul

Brasil
Integrantes do Talibã tomaram o palácio presidencial em Cabul, capital do Afeganistão, neste domingo (15). O prédio foi desocupado há poucas horas por funcionários do governo, incluindo o ex-presidente Ashraf Ghani, que fugiu do país. De acordo com a rede Al Jazeera, que transmitiu cenas do Talibã ao vivo do palácio, um dos oficiais do grupo disse que Cabul era uma cidade diferente daquela que eles deixaram 20 anos atrás. “Proteger Cabul é uma responsabilidade enorme. É diferente da cidade que deixamos há 20 anos”, relatou a Al Jazeera, citando o oficial do Talibã no palácio. O correspondente da Al Jazeera no palácio relatou que três funcionários do governo afegão estiveram presentes na “entrega” do palácio ao Talibã. Um oficial de segurança do Talibã disse que “nenhum san
Fome no Brasil aumenta enquanto agronegócio decola

Fome no Brasil aumenta enquanto agronegócio decola

Brasil
Além do foco do agronegócio na demanda global, desmonte de políticas para agricultura familiar contribui para a fome no Brasil Após ter deixado o mapa da fome da ONU em 2014, o Brasil tem convivido com um cenário de crescente insegurança alimentar. Nos últimos meses do ano passado, 19 milhões de brasileiros passaram fome, e mais da metade dos domicílios no país enfrentou algum grau de insegurança alimentar. Os dados são de um estudo nacional realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). O problema tem diversas justificativas, como a inflação que afeta gêneros alimentícios básicos desde o ano passado, o alto índice de desemprego no país e a defasagem do Bolsa Família. Chama atenção, entretanto, que o crescimento d
PF prende Roberto Jefferson no inquérito das milícias digitais

PF prende Roberto Jefferson no inquérito das milícias digitais

Brasil, Destaque
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, em evento em Curitiba em 26/02/2021 — Foto: Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo Autorização partiu do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal. O mandado contra Roberto Jefferson é de prisão preventiva. A Polícia Federal foi às ruas na manhã desta sexta-feira (13) e prendeu o ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. O mandado é de prisão preventiva (que não tem prazo estipulado para acabar). A autorização da prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também determinou: A ordem foi dada dentro do chamado inquérito da milícia digital, que é uma continuidade do inquérito dos atos antidemocráticos. Jefferson postou numa rede social q
Silvio Santos, de 90 anos, é internado com Covid em SP

Silvio Santos, de 90 anos, é internado com Covid em SP

Brasil, Destaque
Pelas redes sociais, a filha Patrícia Abravanel afirmou que o apresentador está bem e foi internado para realizar exames O apresentador Silvio Santos, de 90 anos, foi internado com Covid-19 nesta sexta-feira (13) no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do SBT. Pelas redes sociais, a filha Patrícia Abravanel afirmou que o apresentador está bem e foi internado para realizar exames. "Nosso pai está clinicamente bem. Daquele jeito que a gente ama... brincando com todos, fazendo piadas [...] Mas testou positivo para Covid e por conta da idade e necessidade de exames frequentes os médicos decidiram interná-lo", afirmou Patrícia no Instagram. Silvia Abravanel também usou as redes sociais para falar sobre a saúde do pai. S
CBF divulga protocolo para retorno de público aos estádios

CBF divulga protocolo para retorno de público aos estádios

Brasil, Destaque
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviará, nesta sexta-feira (13), o protocolo definitivo às federações estaduais para pedir o retorno de público aos estádios no país. A ideia é realizar um projeto-piloto nos jogos das quartas de final da Copa do Brasil, previstos para acontecer em 25 e 26 de agosto. A taxa de público nos estádios deve variar entre 10 e 30%, de acordo com o protocolo da entidade. Outro plano é espalhar os torcedores por setores para ter o distanciamento social. Os times que jogam essa fase do campeonato são: Athletico-PR, Santos, Grêmio, Fluminense, Flamengo, São Paulo, Fortaleza e Atlético-MG. A volta do público só será autorizada caso todas as prefeituras liberem a entrada de torcida nos estádios para não haver um desequilíbrio de presença de público
Queiroga diz que combinação de vacinas não tem eficácia comprovada

Queiroga diz que combinação de vacinas não tem eficácia comprovada

Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou a combinação de doses de vacinas contra a Covid-19. A declaração foi feita durante evento na cidade de Sobral, no Ceará. As informações são da CNN Brasil. “Infelizmente, alguns querem criar seus próprios critérios em detrimento da grande nação brasileira”, disse o chefe da pasta. “Vou dar um exemplo: intercambiliadade de doses – usar a primeira dosse de uma vacina e a segunda dose de outra -, isso não foi pactuado no Programa Nacional de Imunização (PNI)”, disse Queiroga, afirmando que não há comprovação científica de eficácia da medida.
Covid-19: Brasil é 4ª país do mundo em aplicação de 2ª dose ou dose única

Covid-19: Brasil é 4ª país do mundo em aplicação de 2ª dose ou dose única

Brasil
Ao chegar à marca de 47,4 milhões de brasileiros totalmente vacinados contra a covid-19, o Brasil assume mais uma posição de destaque no ranking mundial. É o quarto colocado entre os países que mais aplicaram a segunda dose ou dose única da vacina contra a covid-19. Os dados são da plataforma Our World in Data, idealizada e mantida pela Universidade de Oxford. Atrás apenas da China (223,30 milhões), dos Estados Unidos (167,11 milhões) e da Índia (116,69 milhões), o Brasil ultrapassa a Alemanha que, até essa quarta-feira (11), aplicou 46,65 milhões. Até o momento, os 26 estados e o Distrito Federal já aplicaram 157,6 milhões de doses. Com a chegada de novas doses nos meses de agosto e setembro, a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil deve crescer ainda mais. Segundo a
Nova variante Gama-plus está entre nós: saiba mais sobre o vírus turbinado para infectar

Nova variante Gama-plus está entre nós: saiba mais sobre o vírus turbinado para infectar

Brasil, Destaque
No meio de 502 amostras colhidas em maio de brasileiros infectados pelo Sars-CoV-2, cientistas do Genov, um dos maiores projetos de vigilância genômica da América Latina, acabam de encontrar 12 bem diferentes do usual. Em 11 delas, na posição 681 da sequência de 30 mil letras que escrevem a receita genética do vírus da covid-19, um "P" tinha sido substituído por um "H". Essa troca foi observada em cinco amostras de Goiás; em duas do Tocantins; em uma de Mato Grosso; em outra do Ceará, também foi achada em Santa Catarina e no Paraná. Já na 12ª amostra, havia um "R" no lugar do velho "P". É, aliás, a mesmíssima alteração que a variante delta carrega. Então, embora não seja uma descrição muito científica, cá entre nós poderíamos dizer que este último tipinho seria um mestiço
Petrobrás sobe pela 9ª vez o preço da gasolina nas refinarias

Petrobrás sobe pela 9ª vez o preço da gasolina nas refinarias

Brasil, Destaque
A Petrobras informou nesta quarta-feira (11) que vai aumentar o preço da gasolina nas refinarias a partir de quinta-feira (12). O diesel segue sem reajuste. O preço médio do litro da gasolina vai subir de R$ 2,69 para R$ 2,78, uma alta de 3,3%. É o segundo aumento praticado pela estatal na gestão de Joaquim Silva e Luna. O último reajuste foi realizado no início de julho."A partir de amanhã, 12/08, acompanhando a elevação nos patamares internacionais de preços, e de forma a garantir que o mercado siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento, o preço médio de venda de gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará a ser de R$ 2,78 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,09 por litro", informou a estatal em nota.