Seja bem vindo!

Estado

Notícias do Rio Grande do Norte

Fátima se reúne mais uma vez com Fórum dos servidores e Sindicatos

Fátima se reúne mais uma vez com Fórum dos servidores e Sindicatos

Estado
O Fórum dos Servidores estaduais se reúne com o governo do RN nesta quarta-feira (30). O encontro será às 15 horas, na Governadoria, no Centro Administrativo do Estado. Os servidores cobram a apresentação de um calendário de pagamento dos salários atrasados – 13ª de 2017, novembro e dezembro de 2018, além do 13º do ano passado. “O Governo do Estado ao afirmar que está pagamento em dia, ele tenta enganar a sociedade. É fingir que está tudo bem e não está. Existe um débito com os servidores”, declarou Janeayre Souto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (Sinsp-RN). Os servidores argumentam ainda que “quem deve os salários aos servidores é o Governo do Estado e não a gestão passada”.De acordo com o calendário divulgado no iní
João Maia diz em entrevista como o RN pode driblar a crise a partir da privatização de operações com a Petrobras

João Maia diz em entrevista como o RN pode driblar a crise a partir da privatização de operações com a Petrobras

Estado
O economista João Maia volta a exercer um mandato na Câmara dos Deputados a partir de primeiro de fevereiro, quando toma posse com os demais parlamentares eleitos e reeleitos. Ele vai exercer o terceiro mandato de deputado federal – os dois primeiros foram entre 2007 e 2015 — e retorna ao Congresso Nacional determinado a defender uma reestruturação do Estado brasileiro. “As estruturas estatais ficaram tão grandes, burocráticas e ineficientes que e como se a população vivesse para servir ao Estado e não o Estado, a população”, afirma. Ele também alerta que os políticos do Rio Grande do Norte precisam mudar a estratégia na busca de uma retomada dos investimentos da Petrobras no território potiguar. Para ele, no lugar de pedir a estatal que recupere o ritmo que já teve n
Ex-tabelião é condenado por desvio de R$ 83,5 mil em cartório da Grande Natal

Ex-tabelião é condenado por desvio de R$ 83,5 mil em cartório da Grande Natal

Estado
Crimes de peculato e lavagem de dinheiro foram investigados pela Operação Senhorio, deflagrada pelo Ministério Público em 2018, no município de Extremoz. A Justiça condenou um ex-tabelião substituto do Cartório de Extremoz, na região metropolitana de Natal, por desvio de R$ 83.516,36 em taxas cartorárias e emolumentos (lucros). Segundo a decisão do juiz Diego Costa Pinto Dantas, da Vara Única de Extremoz, ficou comprovado que o réu Gustavo Eugênio Costa de Souza realizou desvios dos recursos entre agosto de 2017 e abril de 2018. A sentença é de 11 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, pela prática de peculato e lavagem de capitais. Ele pode recorrer. Na mesma sentença também foi condenada a namorada do ex-tabelião, com pena de oito anos e quatro meses de reclusão pelos me
Confira relação completa dos 2.710 aprovados pelo SiSU na Ufersa

Confira relação completa dos 2.710 aprovados pelo SiSU na Ufersa

Estado
O resultado da única chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já está disponível e pode ser consultado na página do programa na internet e pelo aplicativo. Os estudantes que não foram selecionados podem participar da lista de espera a partir desta terça (29). A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) disponibilizou 2.710 vagas em 29 cursos de graduação distribuídas entre o primeiro e segundo semestre de 2019 nos campi de Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e no Campus Sede, em Mossoró. Aqueles que foram selecionados devem fazer a matrícula nas instituições de ensino, no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Os estudantes devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. Quem não foi selecion
Bens de desembargadores aposentados do RN são bloqueados

Bens de desembargadores aposentados do RN são bloqueados

Destaque, Estado
O Blog do jornalista Carlos Santos trouxe em primeira mão a notícia de que os bens dos desembargadores aposentados Oswaldo Cruz e Rafael Godeiro foram bloqueados. Eles foram alvos da “Operação Judas” que investigou desvios nos pagamentos de precatórios. Num primeiro momento o caso forçou a aposentadoria da dupla por decisão do Conselho Nacional de Justiça, mas ano passado Rafael Godeiro foi condenado a 15 anos de prisão e Oswaldo Cruz a 7 anos e seis meses. Eles são acusados de desviar R$ 14.195.702,82. Com informações do Blog de Carlos Santos
Secretaria de Tributação do RN inicia operação de combate à sonegação fiscal

Secretaria de Tributação do RN inicia operação de combate à sonegação fiscal

Estado
Ação aconteceu na praia da Pipa, no Litoral Sul, e fiscalizou 200 empresas. A Secretaria Estadual de Tributação (SET) do Rio Grande do Norte deu início a uma série de operações de combate à sonegação fiscal. A primeira foi realizada nesta quinta-feira (24), na praia da Pipa, em Tibau do Sul, município que fica 80 quilômetros de Natal, no Litoral Sul potiguar. Ao final do dia, 200 empresas foram fiscalizadas. Além disso, cinco equipamentos, que estavam irregulares, como maquineta de autorização de cartão de crédito registrada em pessoa diversa da empresa, foram apreendidos. Denominada Operação Fisco Integrado, a ação é desenvolvida em parceria com a Polícia Militar local e, com objetivo de advertir e educar, integra as estratégias de recuperação fiscal adotadas pelo governo.
Servidores da Saúde decretam greve e reivindicam pagamento de “atrasados”

Servidores da Saúde decretam greve e reivindicam pagamento de “atrasados”

Destaque, Estado
Deflagrada a primeira greve no governo Fátima Bezerra (PT). Reunidos em assembleia nesta quinta-feira, em Natal, servidores da Saúde estadual decidiram iniciar greve, a partir do dia 5 de fevereiro. O sindicato da categoria, Sindsaúde, apontou os motivos para a paralisação: 1) Ausência de soluções concretas quanto ao pagamento dos salários em atraso; 2) Desabastecimento nos hospitais; 3) Ausência de implantação das mudanças de nível. O Sindsaúde não tem concordado com os acordos do governo com o Fórum dos Servidores, que agrega 17 sindicatos. Foi um dos poucos sindicatos que não assinou o acordo sobre os salários, no dia 9 deste mês. 
Feira internacional reúne artesãos de 7 países no Centro de Convenções de Natal

Feira internacional reúne artesãos de 7 países no Centro de Convenções de Natal

Destaque, Estado
A 24ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart) começa nesta sexta-feira (25), a partir das 16h, no novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal. O evento, que reúne artesãos de vários cantos do país, terá este ano a presença de artesãos de Senegal, Bolívia, República Tcheca, Peru, Madagascar e Colômbia. A entrada custa R$ 10 (inteira). Estudantes e idosos pagam R$ 5. A expectativa de público é de aproximadamente 70 mil pessoas durante os 10 dias de feira. Em 2018, a Fiart movimentou R$ 6,8 milhões com a venda e comercialização de produtos. A meta é superar esse montante. Para isso, a estrutura montada conta com uma programação cultural diversificada, unindo música, dança, gastronomia, lazer e entretenimento em só um lugar. A Fiart Já consolidada no calendário turístico de
Governo e Sebrae se unem para aprovar Lei da Micro e Pequena Empresa nos próximos meses

Governo e Sebrae se unem para aprovar Lei da Micro e Pequena Empresa nos próximos meses

Estado
Governo promete aprovar Lei Geral da Micro e Pequena Empresas ainda no primeiro semestre Governo promete aprovar Lei Geral da Micro e Pequena Empresas ainda no primeiro semestre Depois de reunião nesta terça-feira, ficou acertado que o Governo do Estado e o Sebrae vão trabalhar pela aprovação, nos próximos 5 meses, da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Acompanhada do vice Antenor Roberto, dos secretários Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Aldemir Freire (Planejamento), Jaime Calado (Desenvolvimento), Ana Maria Costa (Turismo), Fernando Mineiro (Gestão de Projetos) e do senador Jean-Paul Prates, a governadora Fátima Bezerra recebeu o superintendente do Sebrae, Zeca Melo, o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Queiroz, e os diretores João Hélio Caval
Professor do IFRN de Pau dos Ferros apresentou projeto de reutilização da agua de esgoto

Professor do IFRN de Pau dos Ferros apresentou projeto de reutilização da agua de esgoto

Estado
Senador Jean Paul recebeu das mão do professor projeto "Palmas para Santana" que reutiliza água de esgotos O projeto "Palmas para Santana" funciona desde 2014 na cidade de Santana do Seridó, mas, como quase tudo no Rio Grande do Norte, é mais conhecido fora do Estado do que nas terras de Câmara Cascudo. Nesta segunda-feira (21), o professor do campus de Pau dos Ferros do IFRN, Ivan de Oliveira Júnior, criador do projeto que reutiliza água de esgoto para irrigação da Palma Forrageira no semiárido potiguar, se reuniu com o senador Jean-Paul Prates (PT) e apresentou a ideia que tem como objetivo minimizar os efeitos da seca. Do petista, recebeu a garantia de que colocará o seu mandato à disposição do projeto para que este beneficie também as demais regiões do RN. "O potencial produ