Seja bem vindo!

Estado

Notícias do Rio Grande do Norte

Gustavo Fernandes é eleito vice-presidente de Assuntos Sociais da Unale

Gustavo Fernandes é eleito vice-presidente de Assuntos Sociais da Unale

Destaque, Estado
O deputado estadual Gustavo Fernandes foi escolhido vice-presidente de Assuntos Sociais, na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Sect), da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O parlamentar assume a função de olho em melhorias parlamentares e em projetos que auxiliem os trabalhos legislativos em todos os estados. "Essa é mais uma função que assumimos dentro da Unale e de grande importância para atuarmos com práticas legislativas de êxito em todo o país. Para mim é uma honra poder representar o RN nessa vice-presidência", disse. Criada em 2015, a Sect é responsável por administrar e propor o debate de temas relacionados à educação e ao desenvolvimento das áreas de ciência e tecnologia, no âmbit
Exportação de melão cresce 187% e lidera pauta do RN no primeiro semestre

Exportação de melão cresce 187% e lidera pauta do RN no primeiro semestre

Estado
O melão liderou mais uma vez a pauta de exportações do Rio Grande do Norte neste primeiro semestre, com crescimento de 187% em relação ao mesmo período de 2016. Foram exportadas 65 mil toneladas e US$ 39,2 milhões da fruta. No total o estado exportou US$ 130,9 milhões, um incremento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, puxado principalmente pela agricultura irrigada. As exportações de melancia, por sua vez, registraram crescimento de 270%, com a exportação de US$ 7,2 milhões e 14,7 mil toneladas entre janeiro e junho deste ano, contra US$ 1,9 milhão e 4,9 mil toneladas exportadas no mesmo período do ano passado. Os números são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Para o secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, os números positi
Governo paga servidores que recebem até R$ 3 mil na próxima Terça Feira(11)

Governo paga servidores que recebem até R$ 3 mil na próxima Terça Feira(11)

Destaque, Estado
O Governo do RN deposita terça-feira (11) o salário dos 50.860 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem até R$ 3 mil, uma soma equivalente a R$ 83,9 milhões. Com o pagamento desta faixa salarial somado aos vencimentos já depositados dos servidores ativos da Educação e da Administração Indireta que possuem recursos próprios, aproximadamente 70% do funcionalismo já terá recebido integralmente seus salários nesta data, num total de 74.127 servidores, o que corresponde a uma soma de R$ 134 milhões. O Governo segue acompanhando as receitas para anunciar o pagamento dos salários dos demais servidores o mais breve possível, a partir da disponibilidade de recursos.
Gustavo Carvalho pede municipalização do ensino fundamental

Gustavo Carvalho pede municipalização do ensino fundamental

Estado
A educação e a saúde pública do Rio Grande do Norte pautaram pronunciamento do deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) em sessão plenária na Assemblei Legislativa, nesta quarta-feira (5). O parlamentar fez apelo para que o Governo do Estado acelere o processo de municipalização do ensino fundamental e dialogue com os servidores da saúde, a fim de encerrar o estado de greve. “Não é justo que o Governo do Estado não acelere o processo de municipalização do ensino fundamental. Tenho dados de outros estados que já passaram por todo o processo e deixaram 100% dos municípios responsáveis pelo ensino fundamental. Seria uma grande ajuda do governo estadual, pois sem isso os municípios perdem recurso para o estado. Por isso, faço apelo para que o Governo do Estado acelere esse processo que out
Bancada do RN prioriza construção do Ramal do Apodi na LDO

Bancada do RN prioriza construção do Ramal do Apodi na LDO

Estado
A bancada do Rio Grande do Norte priorizou a construção do Ramal do Apodi no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2018. O canal faz parte das obras complementares da transposição do Rio São Francisco, no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma extensão de 115 quilômetros, cujo projeto de execução está orçado em R$ 1,9 bilhões, e que distribuirá as águas que entram no Rio Grande do Norte pelo Eixo Norte aos 54 municípios das regiões do  Médio e Alto Oeste, incluindo a segunda maior cidade do estado, Mossoró. “Com o Ramal do Apodi, as águas da transposição do Rio São Francisco chegarão a todos os municípios afetados pela seca. Essa ação é necessária para resolver definitivamente o problema de quase meio milhão de pessoas q
Auditores fiscais do RN anunciam Operação Padrão

Auditores fiscais do RN anunciam Operação Padrão

Estado
Há 16 meses sofrendo com atrasos salariais e negociando com o Governo do Estado soluções para colocar em dia o pagamento do funcionalismo público – que está recebendo com até 30 dias de retardo, o Fisco estadual decidiu partir para uma medida mais enérgica. A partir de hoje ( segunda, 03), os auditores fiscais iniciam uma operação padrão de fiscalização o que deve ter impacto na arrecadação própria. “Vamos desenvolver ações de fiscalização de mercadorias em trânsito e estabelecimentos com muito mais rigor e detalhamento. De forma minuciosa. Isso deve resultar num impacto na arrecadação, que deverá ser sentido mais à frente, já que a velocidade do trabalho de fiscalização vai diminuir”, explicou o presidente do Sindifern, Fernando Freitas. Além dos atrasos salariais, o Fisco reclama por m
Sine-RN oferece 231 vagas de emprego em Natal e Mossoró

Sine-RN oferece 231 vagas de emprego em Natal e Mossoró

Estado
Oportunidades estão disponíveis nesta segunda-feira (3); cadastro pode ser feito pela internet ou nas Centrais do Cidadão. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Rio Grande do Norte oferece 231 vagas de trabalho. As vagas estão distribuídas entre as cidades de Natal, Grande Natal e Mossoró. Para concorrer aos cargos, o candidato precisa se cadastrar no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho ou na unidade do Sine localizada na Rua Adolfo Gordo, no bairro Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal. O cidadão também pode procurar o prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h, ou ir a qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão da capital ou do interior. Para fazer o cadastro no Sine, o candidato deve levar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o n
“ASSEMBLEIA E VOCÊ” CHEGA A CEARÁ-MIRIM

“ASSEMBLEIA E VOCÊ” CHEGA A CEARÁ-MIRIM

Estado
Nos próximos dias 7 e 8, o município de Ceará-Mirim irá receber o projeto “Assembleia e Você”, reunindo todos os serviços do Assembleia Cidadã, Saúde pelo RN, Conexão Enem e Procon Legislativo. O local será o Centro Educacional Professor Tito Júnior (CERU), no distrito de Coqueiros. “Com esse projeto iremos ao encontro do cidadão aonde ele estiver, na sua cidade, na sua rua. Nós parlamentares sabemos que o cidadão no seu dia-a-dia não tem tempo de participar das atividades da Casa e com esse conjunto de ações a Assembleia irá se aproximar ainda mais da comunidade”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). Todas as ações de cidadania já vem sendo executadas no Legislativo do RN de acordo com seu calendário de atuação. Mas a partir de agora,
Supervisão técnica visa verificar o andamento das obras e prestar esclarecimentos aos gestores dos municípios Potiguares

Supervisão técnica visa verificar o andamento das obras e prestar esclarecimentos aos gestores dos municípios Potiguares

Estado
Com objetivo de estreitar a relação entre a Superintendência Estadual da Funasa no RN e os municípios Potiguares, o chefe da Divisão de Engenharia em Saúde Pública (Diesp), Emanuel Gurgel Linhares, realizou no período de 22 a 26 de maio, uma supervisão em 11 obras em vigência, em 09 municípios da Região do Alto Oeste Potiguar. Segundo o chefe da Diesp, idealizador e responsável pela atividade, este tipo de ação visa, também, a verificação do andamento das obras; o apoio na construção de soluções às dificuldades encontradas, e esclarecer aos gestores municipais da importância de uma fiscalização eficiente, e presente para se obter ao final da obra equipamentos funcionais e de qualidade satisfatória a serviço da população. A supervisão foi feita nas obras dos Sistemas de Abastecimento
com chuva e protesto, sem transportes e polícia, Natal vive um caos

com chuva e protesto, sem transportes e polícia, Natal vive um caos

Estado
Imagens do caos que Natal está vivendo com os protestos promovidos pela centrais sindicais contra a reforma trabalhista relatada pelo deputado federal Rogério Marinho do RN que retira direitos dos trabalhadores. Sem nenhuma ação preventiva do governo do estado ou prefeitura de Natal para amenizar os efeitos dos protestos, Natal está em colapso na manhã desta sexta-feira (30).