Seja bem vindo!

Estado

Notícias do Rio Grande do Norte

Companhia inicia construção de maior projeto solar no mundo no RN

Companhia inicia construção de maior projeto solar no mundo no RN

Estado
496359314 A Voltalia iniciou neste mês a construção das usinas Solar Serra do Mel 1 (SSM 1) e Solar Serra do Mel 2 (SSM 2) no Rio Grande do Norte. Juntas, elas somam 320 megawatts. As plantas fazem parte do Cluster Serra Branca, maior complexo eólico e solar da companhia no mundo, que possui capacidade total de 2,4 GW e conta com diversos parques eólicos em operação e centenas de megawatts em desenvolvimento. A previsão é que o comissionamento ocorra durante o primeiro semestre de 2022. Serra Branca é um cluster híbrido e está localizado entre os municípios de Areia Branca e Serra do Mel, região conhecida por concentrar ótimas condições eólicas e solares no estado. Robert Klein, CEO da Voltalia no Brasil, lembra que “as duas fontes de energia são complementares, uma vez que a pro
CPI da Covid: contratos do Governo com duas empresas são alvos de apuração

CPI da Covid: contratos do Governo com duas empresas são alvos de apuração

Estado
A CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ouviu, na tarde desta quinta-feira (9), duas pessoas acerca de dois contratos do Governo do Estado para a aquisição de materiais para abaestecimento da rede de Saúde potiguar na pandemia do novo coronavírus. Foram ouvidos uma empresária da Paraíba, que teve contrato para fornecimento de EPIs ao estado, e um empresário de empresa potiguar que forneceu itens de limpeza. Na reunião comandada pelo presidente da CPI da Covid, Kelps Lima (Solidariedade), e que teve a participação dos deputados George Soares (PL), Gustavo Carvalho (PSDB) e Francisco do PT, que é o relator da comissão, a primeira pessoa ouvida foi a empresária Thássila Karen dos Santos Bezerra, da empresa Leão Serviços, na condição de investigada. Os parlament
Líderes parlamentares comentam ações de governo e do mandato em municípios potiguares

Líderes parlamentares comentam ações de governo e do mandato em municípios potiguares

Estado
Os deputados estaduais usaram o horário destinado às lideranças, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (09), para destacar acontecimentos envolvendo municípios potiguares, entre eles Apodi, Guamaré, Mossoró e Macaíba. O deputado Kelps Lima (SDD) mencionou que uma comissão de vereadores de Apodi esteve na quarta-feira (08), na Assembleia Legislativa, levando uma pauta da cidade, que, nas palavras do parlamentar, virou canteiro de obras inacabadas dos últimos governadores do RN. Ele contou que as obras de saneamento estão paralisadas por um longo tempo, bem como as obras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no município e do terminal turístico da barragem de Apodi. “O terminal foi abandonado nos últimos três gov
Liga contra o Câncer vai paralisar serviços e cobra dívidas do governo

Liga contra o Câncer vai paralisar serviços e cobra dívidas do governo

Estado
A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) informa que, em razão da falta de repasse financeiro da Produção Plus por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (RN), referente aos anos de 2017 a 2021, a Instituição irá paralisar seus serviços de quimioterapia e Diagnóstico por Imagem a partir do próximo dia 13 de Setembro por tempo indeterminado. Somados todos os débitos dos valores do Plus do Governo do Estado do Rio Grande do Norte para com a Liga Mossoroense, dos anos de 2017 a 2021, a dívida com a Instituição ultrapassa os R$ 15 milhões de reais. A Liga Mossoroense diz ainda, em nota, que já buscou por inúmeras vezes, nesta e em outras Gestões, participar de reuniões, bem como propôs acordo, por meio do parcelamento da dívida com o Governo do Estado, a
Sesap distribui vacinas contra Covid-19 para imunização de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e deficiências

Sesap distribui vacinas contra Covid-19 para imunização de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e deficiências

Estado
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui, a partir da manhã desta sexta-feira (10), a primeira carga de vacinas contra a Covid-19 para atender os adolescentes que moram no Rio Grande do Norte. Os jovens entre 12 e 17 anos serão imunizados com doses de Pfizer. O primeiro lote que será entregue aos municípios chegou ao estado nesta quinta-feira (9), com 19.890 unidades. Como o quantitativo não é suficiente para atender todo o novo público a ser vacinado, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne Sesap e municípios potiguares, decidiu que a prioridade será para atender os adolescentes com comorbidades e deficiências, de forma decrescente dentro da faixa etária. A medida segue a orientação do Plano Nacional de Imunizações (PNI), apontada desde o início
Saúde, educação, audiência pública e Setembro Amarelo marcam horário dos deputados

Saúde, educação, audiência pública e Setembro Amarelo marcam horário dos deputados

Estado
O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) usou o horário dedicado aos deputados para ressaltar a necessidade de adoção de políticas para o fortalecimento da educação e da saúde pública, principalmente, voltadas para as classes sociais mais carentes. “Desde que o mundo é mundo que os políticos pregam educação e saúde como metas principais de qualquer administração. Ainda hoje, se a gente fizer uma análise, precisa e imparcial, veremos que todos os dirigentes devem priorizar administrativamente saúde e educação”, disse. O parlamentar destacou a importância da educação para uma sociedade mais justa. “A educação é aquela que nivela, que dá oportunidade igual. Mas, infelizmente, o que nós vemos é o filho do pobre sem o direito a educação. Só seremos grandes quando essa for uma prioridade
Natal chega a 85% da população vacinada com D1 contra a Covid-19

Natal chega a 85% da população vacinada com D1 contra a Covid-19

Estado
Foto: Alex Régis/Secom Natal atingiu o índice de 85% da população vacinada contra a covid-19, considerando-se a primeira dose ou dose única. Os números foram tabulados pela Prefeitura com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados até 9h30 desta quinta-feira (9). De acordo com o Ministério da Saúde, a população “vacinável” em Natal, ou seja, a partir dos 18 anos, é de aproximadamente 690 mil pessoas (690.627). A SMS aplicou 590.062 doses dos imunizantes. Somada a primeira dose (D1) com a segunda dose (D2) e a dose única (DU), a Prefeitura de Natal já aplicou 878 mil doses. A capital potiguar já estava com 43% da população com o esquema completo de vacinação concluído, ou seja, com as duas doses aplicadas ou imunizada com dose única. A cidade recebeu, do Ministério
Governadora do RN entrega 34 veículos a forças de segurança e anuncia novo concurso público para a Polícia Militar

Governadora do RN entrega 34 veículos a forças de segurança e anuncia novo concurso público para a Polícia Militar

Estado
Enquanto entregava 34 veículos às forças de segurança, nesta quarta-feira (8), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e o vice-governador, Antenor Roberto, anunciaram concurso público para a Polícia Militar. A expectativa é que um novo certame seja aberto em 2022. O número de vagas será definido a partir de um estudo que está sendo realizado sobre carência de pessoal na corporação. Na cerimônia, realizada na Escola de Governo, a Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Itep, receberam, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), 24 camionetas L200 Mitsubishi, 5 micro-ônibus e 5 caminhões-guincho, frutos de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A governadora destacou que o investimento é de R$ 8,01
[BAIXOU] RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 28,6%

[BAIXOU] RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 28,6%

Estado
A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 29,6%, registrada no fim da manhã desta quarta-feira (08). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 109. Até o momento desta publicação são 160 leitos críticos (UTI) disponíveis e 64 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 185 disponíveis e 45 ocupados. Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 30,7% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 24,1% e a Região Seridó tem 23,5%.
Governo do Estado anuncia novo concurso para soldados da Polícia Militar do RN em 2022

Governo do Estado anuncia novo concurso para soldados da Polícia Militar do RN em 2022

Estado
Durante a entrega nesta quarta-feira(08) de 34 novos veículos para a Segurança Pública do Estado, adquiridos por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que autorizou a realização de um novo concurso para soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte em 2022. O número de vagas ainda não foi definido pelo estado. Segundo o coronel Alarico Azevedo, comandante-geral da PM, o número de vagas ainda não foi definido porque atualmente o estado só pode realizar concurso para vagas com vacância – ou seja, em substituição a outro servidor que se aposentou, deixou a corporação, ou faleceu, por exemplo. “Hoje nós temos 6 mil vagas, mas nem todas elas estão com vacância. Será feito um estudo pa