Seja bem vindo!

Conexão cultural com o Dr. Thales Fernandes, prefeito de Major Sales/RN, uma das maiores potências culturais do interior do RN

Meus amados web leitores, sejam todos muito bem vindos novamente a esse espaço que eu adoro, como sabem, sempre trago aqui alguém que se destaca no fazer cultural do oeste do nosso estado, dessa vez, a presença é ilustre, estou recebendo ele que é gestor de uma das cidades que mais produz cultura no interior do nosso RN, com vocês o nosso prefeito de Major Sales, o Dr. Thales Fernandes. Seja muito bem vindo Prefeito.

Dr. Thales Fernandes – Muito obrigado pelo convite meu amigo Emmanoel Valdivino, grato também a equipe do Jornal folha regional, fico muito feliz e lisonjeado em participar desse espaço que como o nome já diz, é uma conexão da cultura da nossa região.

Colunista EV – Vamos começar então, como é para você Dr. Thales, comandar uma das maiores potências culturais do estado do RN?

Dr. Thales Fernandes – Ser gestor de um município como Major Sales é um privilegio, pois aqui toda semente que plantamos colhemos bons frutos.

Em major Sales não existe comandados, eu não diria que comando, mas sim, gerencio o município desde 2013. Major Sales é um lugar memorável devido resistência do seu povo, dos mestres e mestras de cultura popular que conseguiram manter viva a cultura.  Enquanto gestor, venho destinando apoio, promovendo a cultura como um  campo de inclusão cultural desenvolvendo ações sócio-educativas e projetos exitosos para a preservação da tradição e da memória de nossos ancestrais.

O município de Major Sales tem um modo de vida peculiar que transborda cultura popular. Enxergamos a cultura como um direito básico, assim como outros segmentos. Cultura é trabalho, é educação, é saúde, é esporte, é lazer, não a vemos com uma visão reducionista, mas como fruto da sociedade humana e seus costumes, manifestações artísticas, pois a cultura é o que fazer como fazer e para quem fazer.

Somos todos produtores de cultura, o que vai diferenciar é a importância que damos a esta cultura, que para mim em particular encaro como os modos de fazer das tradições e as raízes históricas de nosso povo. Entendo a cultura numa perspectiva de rede intersetorial, então não existe um controle e sim uma valorização da pluralidade e da diversidade.

Vale um destaque especial o apoio da gestão dado as instituições da sociedade civil que trabalham diretamente com a cultura local, em especial a associação comunitária sócio cultural de Major Sales, que é Ponto de cultura e pontinho de cultura, a mesma reuni diversos trabalhos na área cultural que são muito importantes para manter viva nossa cultura. Possui também um currículo impecável de sua ações, e aprovação de projetos com reconhecimentos importantes para o nosso município, como é o caso do reconhecimento da UNESCO através do projeto Criança Esperança, que por duas vezes foi reconhecido com o apoio a projetos desenvolvidos pela associação, como também o reconhecimento nacional através do Prêmio Itaú Unicef, fato este que nos afirmou ainda mais o trabalho que realizamos em nosso município e nos mostrou que estamos no caminho certo, pois entre milhares de projetos inscritos fomos reconhecidos como a ação mais bem avaliada na categoria nacional de micro porte, isto é, o pequeno município de Major Sales, no Interior do estado do Rio Grande do Norte, distante dos grandes centros urbanos recebeu o reconhecimento nacional por seu trabalho com o projeto Circulando a cultura na escola, isso só nos motiva a continuar firmes e fortes a incentivas o trabalho que é realizado em nosso município.

Colunista EV – Como você ver a cultura na questão da transformação social?

Dr. Thales Fernandes – Major Sales é considerada pelos populares como terra da cultura, visto que a cultura popular aqui é muito viva e valorizada ao longo do tempo, tanto pela população como os demais gestores que por aqui já passaram. É sem duvidas uma questão social que envolve todo um processo de mudanças e transformação social ao longo do tempo. Há pesquisas em que mostram que a população de determinado lugar que molda seus costumes e suas tradições no período de espaço e tempo ao longo de sua existência, e eu acredito que durante este processo é que ocorre a transformação social.

Aqui em Major Sales procuramos introduzir dentro das escolas e dos currículos escolares projetos com o objetivo de valorizar as nossas tradições e ensinar para as novas gerações a importância de valorizar nossa cultura e manifestar as tradições do povo, como forma de perpassar de geração para geração esta cultura enraizada, a exemplo temos o projeto de grande importância nas escolas que é o projeto “Na Pisada dos Caboclos” que leva para os alunos ensinamentos não só sobre a dança ou a musica, mas as tradições como um todo, instigando os mesmos a conhecerem sua historia através de pesquisas, entrevistas, visitas aos museus, formação de grupos de dança e grupos musicais, exposições. Assim trabalhamos com eles a cultura que é tão valorizada em nossa cidade, isso nos permite utilizar a cultura para ensinar valores, incentivar o estudo, a pesquisa.

Colunista EV – Defina pra gente a cultura de Major Sales no peso da sua originalidade.

Dr. Thales Fernandes – Major Sales é uma cidade rica em manifestações culturais, temos grupos de dança, grupos musicais tradicionais, quadrilhas estilizadas e tradicionais, grupos de reisado, orquestras sinfônicas, a cultura dos caboclos, dentre outros, isso nos mostra o quanto é diversificada a cultura local, e damos atenção para as mais variadas manifestações que existem em nosso município.

É de extrema importância para uma gestão ter em pauta a valorização da cultura de seu povo, pois isso é o que vai diferenciar um município do outro na questão de sua identidade histórica, visto que todos os municípios tem que ter saúde, educação, esporte, assistência, porem a cultura é o que vai dar a identidade de cada povo.Essa é, dentre outras, a nossa preocupação enquanto gestão, valorizar e preservar a identidade cultural e tradicional do povo de Major Sales. Dentre todas as manifestações culturais existentes em nosso município existe a cultura cabocla que ganha um destaque maior em virtude de ser uma manifestação de características impar para a comunidade, e também por ser uma das manifestações cultural muito antigas e que se mantém viva até os dias atuais.

É a cultura dos caboclos, uma manifestação que tem suas particularidades. A malhação do Judas é uma tradição antiga praticada por diversos povos, porém Major Sales se diferencia pelo sentimento de pertença que é dado por parte do povo à mesma. É uma festa tradicional que há muitos anos se pratica em que consiste na união de indivíduos em grupos que se reúnem para fazer suas andanças pela comunidade dançando e pedindo esmolas para a festa ta malhação do Judas, personagem bíblico que é considerado o traidor de Jesus Cristo.

A festa da malhação consiste na reunião do grupo para castigar o Judas (Representado por um boneco de pano e palha) e ao final festejar com as esmolas que recolheram durante a semana. A prefeitura realiza a grande festa da malhação, o nosso Festival de Caboclos, evento este que reuni todos os grupos de caboclos da comunidade para uma grande festa no sábado de aleluia em praça pública, em que os grupos locais vão competir entre si para a conquista do prêmio de primeiro lugar no concurso, que já atinge a sua 30ª edição. Assim seguimos com o nosso trabalho, na certeza de que estamos fazendo todo o possível para manter viva a nossa cultura.   

Colunista EV – Tem alguma manifestação Dr. Thales, que seja considerada a menina dos seus olhos, a sua preferida?

Dr. Thales Fernandes – Para mim a manifestação cultural que ganha destaque é Os Caboclos de Major Sales – Malhação de Judas – Pois é uma manifestação cultural muito antiga que conseguiu se manter viva, mesmo com a modernização e os avanços tão atrativos da tecnologia que ao longo do tempo foram aparecendo. É claro que como toda e qualquer manifestação cultural, a cultura dos caboclos sofreu transformações ao longo do tempo, porem se manteve viva a raiz cultural e a essência tradicional.  Esta manifestação cultural é tradicional e mobiliza toda a cidade durante a Semana Santa, especialmente no Sábado de Aleluia, quando Judas, o boneco de palha de bananeira e pano que personifica o traidor de Cristo, o Judas Iscariotes, é punido, queimado ou dilacerado. Em Major Sales os grupos organizados de caboclos tem estrutura musical formada por sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro.

A base coreográfica é composta por vinte e seis brincantes dançando sempre em roda, envolvidos em passos característicos e mantendo o Judas no centro, onde é pisoteado, agredido com bastões empunhados. Os dançarinos emitem um som gutural, com ira incessante e seus sapateados ajudam a compor a base percussiva. As roupas de trapos de panos multicoloridos com máscaras provocam um impacto plástico incomum, e a sua confecção é realizada em mutirão.

Colunista EV – Dr. Thales, deixe uma mensagem para todos que admiram o seu magnifico trabalho a frente da cidade de Major Sales/RN

Dr. Thales Fernandes – É uma grande satisfação minha poder estar à frente da gestão de uma cidade como Major Sales, de um povo trabalhador e acima de tudo, um povo que valoriza suas raízes culturais. Estamos fazendo o possível para atender as necessidades da população, valorizando o que há de mais precioso para nossa gente que é sua identidade, e através da cultura, assim como os demais segmentos, estamos conseguindo atender da melhor forma possível as demandas que surgem. Agradeço imensamente a todos que admiram o nosso trabalho, que respeitam nossa gestão e que contribuem para que cada dia possamos melhorar e fazer cada vez mais para o nosso município. Se aproxima o XXX Festival de caboclos Malhação de Judas de Major Sales, evento este que é recorde de público na região, tanto pela riqueza cultural que o evento reúne, bem como as atrações nacionais que nas ultimas edições vem compor nossa programação, e com certeza prometemos fazer mais um mega evento de muita cultura popular este ano, nossa equipe já trabalha incansavelmente para entregar mais um evento grandioso para toda a região. Assim finalizo agradecendo a todos que torcem por nossa gestão e vamos aguardar este evento que se aproxima e já promete ser uma das maiores edições da história. Abraço a todos.  

Colunista EV – Muito obrigado meu amigo, você com certeza é um ser humano de muita luz e merece todas as conquistas que alcançou, Deus continue te abençoando e iluminando como sempre fez. forte abraço.

Dr. Thales Fernandes – Querido Colunista Emmanoel Valdivino, eu que agradeço a oportunidade, sei de seus feitos na cultura de Rodolfo Fernandes, esse espaço merece respeito porque você fala do que você entende, esse espaço é riquíssimo e muito importante na difusão da nossa cultura e das tradições do nosso povo no oeste do estado, Deus continue te iluminando sempre também, um forte abraço meu amigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *