Seja bem vindo!

Conexão cultural com Maria Elvira, Cantora, poetisa e Coordenadora de Cultura de Viçosa/RN

Colunista EV – Hoje estamos recebendo ela, que é linda por dentro e por fora, tem uma voz lindíssima, poetisa e ainda comanda a cultura de Viçosa, município do nosso oeste potiguar. bem vinda minha amiga querida.

Maria Elvira – Meu amigo querido, a felicidade é grande e contagiante, poder estar participando desse quadro é maravilhoso, muito bom estar nessa coluna top, que traz tudo que se quer saber da cultura do nosso oeste do RN. Obrigada meu lindo!

Colunista EV – Vamos lá então minha amiga, como aconteceu o seu descobrimento com a música?

Maria Elvira – Há alguns anos, de maneira natural em atividades escolares. Eu sempre tive atração pela música, inclusive toquei anos na filarmônica Padre Dário Torbolli, da Cidade de Viçosa. Então, quando via um violão “parava”. Neste sentido, ganhei meu primeiro violão de um primo/pai, ele me fez uma surpresa após perceber minha vontade. Em alguns dias com auxílio do maestro, de uma outra cantora e compositora do município, consegui trilhar os caminhos dos meus primeiros acordes e deles, nunca mais me perdi. São o caminho, sempre.

Colunista EV – Que estilo musical você acha que melhor te representa? e qual o seu preferido?

Maria Elvira – Olha, eu digo sempre que nasci da MPB. Da sua poesia, do seu sentido, da harmonia. É um estilo musical que tem sua própria essência e que não sai de moda. A musica popular brasileira nos ensina em acordes e letras. Não tenho estilo preferido. me tornei eclética. Participo de todos os lugares é melhor, toco para todos os públicos. mas, no meu eu, sou da MPB, da Bossa Nova, do Foolk, enfim.

Colunista EV – E a carreira musical, como está? você sempre se apresenta em eventos e festas?

Maria Elvira – Ah, está maravilhosa. Como tenho inúmeras atividades há períodos em que não me detenho só a musica. Mas, sempre me apresento em festas, confraternizações, eventos, etc. Já participei de programas de TVs como da TCM, TV Cidade Oeste, Inter TV Cabugi (atual Costa Branca) e TV Mossoró – Forrazão na TV coma Railson Carlos. Bem como cantei por diversas vezes com a maior compositora de forró do brasil, Rita de Cássia em palcos de cidades como Martins e Rodolfo Fernandes. Sempre que a mesma vem a cidade de Viçosa, através de Pedro Alcântara, nos vemos, cantamos e nos comunicamos como artistas. Rita é a artista que mais me inspira, no tocante às minhas composições sobre amor, natureza e enfim. Tenho mais de trinta músicas compostas e musicadas. Tudo isso para mim é uma honra.

Colunista EV – Vamos falar agora de poesia, como você se descobriu também nessa área?

Maria Elvira – A poesia mora em mim. A prova disso é que quando não a escrevo, não me sinto bem. As palavras não se permitem passar muito tempo dentro de minha mente, na imaginação. Elas nascem, crescem e querem entoar para o mundo as utilizarem. Penso muito como me descobri na poesia. Na verdade, eu escrevo e após me pergunto se foi eu mesma e de onde vem. É uma vibe. Escrevo no meu blogger intitulado “Arrumação” há anos e quando não escrevo as pessoas já perguntam. Pretendo publicar dois livros. Um de poesia e outro de um romance já escrito. Me descubro na poesia todos os dias. Ela sempre inventa e me reinventa.

Colunista EV –  Agora nos fale sobre o trabalho cultural na cidade de Viçosa/RN, como estão os andamentos, o desenvolver dos trabalhos nesse setor?

Maria Elvira – Há dois anos sou Coordenadora de Cultura e desde que iniciei, modéstia parte, tenho lutado muito para fazer da Cultura de Viçosa um verdadeiro espetáculo. Viçosa é rica em artistas com as mais diversas habilidades. Na música, na literatura de cordel, na poesia, no canto, no teatro. É um misto de cultura espalhado pelos ares da pequenina cidade, a mais verde do Estado. Tenho articulado Grupos de Musica em Violão, Literatura de Cordel, me apresentado em eventos da Prefeitura e possibilitando a autonomia e o protagonismo de Jovens e Adultos através da cultura. Tenho descobrindo inúmeros artistas através das oportunidades. Os projetos não param, estão a todo vapor. Existe uma chama dentro de mim que escorre com rima, coragem e dedicação. Tudo isso em contato com a formação em Licenciatura em Geografia. Sou multiuso e como dizia Clarisse Lispector “é tudo isso que me mantém viva”.

Colunista EV – Minha linda você é um ser iluminado, merece todo o sucesso do mundo, persevere sempre, seu dia está chegando, com certeza. muito obrigado por esse momento com a gente, muito feliz em poder ter tido esse papo bacana com você.

Maria Elvira – Eu é que agradeço Manú! muito obrigado mesmo, muito obrigado equipe do Folha Regional vocês são maravilhosos. bjos bjos bjos.

One Comment

  • Rafaela fernandes paula

    Parabéns maria Elvira vc merece tudo de bom que seu sussce so cresa cada dia mas. Vc é muito legal amiga tenho maior orgulho por te uma amiga como vc que Jesus porteja sempre seus caminhos e te ilumine onde vc for

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *