Seja bem vindo!

Estado

Notícias do Rio Grande do Norte

Taxa de Ocupação de Leitos de UTI covid-19 reduz mais de 10% em sete dias no RN

Taxa de Ocupação de Leitos de UTI covid-19 reduz mais de 10% em sete dias no RN

Estado
A taxa de ocupação de leitos de UTI da Covid-19 reduziu em mais de 10% em sete dias no Rio Grande do Norte. Essa importante redução da taxa de ocupação ocorreu mesmo depois da SESAP/RN desmobilizar ontem, (10/11), 13 leitos de UTI covid-19. Esse dado mostra os impactos positivos da vacinação no controle da pandemia no RN. Os números correspondem ao período de 04/11 a 11/11.
Líderes parlamentares falam sobre as ações dos governos Federal e Estadual

Líderes parlamentares falam sobre as ações dos governos Federal e Estadual

Estado
Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (11), no horário das lideranças partidárias, os parlamentares opinaram sobre as votações no Congresso Nacional a respeito das mudanças no “Teto de Gastos”, a fim de viabilizar a implantação do Programa “Auxílio Brasil”, pelo Governo Federal. Além disso, os deputados repercutiram decisão recente do Governo do Estado em relação a cursos profissionalizantes nas autoescolas da região do Seridó.  Primeiro a discursar no horário, José Dias (PSDB) falou da necessidade de realização de algumas obras em prol do Turismo, na região metropolitana de Natal. “É preciso construir uma ponte sobre o rio Jundiaí, ligando a BR-226 a Uruaçu, e também fazer a recuperação dos engenhos Guaporé; em Ceará-Mirim e Ferreiro Torto; em Macaíba. E eu reforço aos prefeitos
Audiência pública debate crise hídrica na cidade de Caraúbas

Audiência pública debate crise hídrica na cidade de Caraúbas

Estado
Distante 296 quilômetros da capital, Caraúbas, município localizado na região Médio Oeste do Rio Grande do Norte, com uma população estimada em mais de 20 mil habitantes vem sofrendo por causa de um grande problema: a falta de água.  Há algum tempo é esperada uma solução para a escassez no abastecimento, junto à Companhia de Águas e Esgotos do Estado (CAERN), mas até agora a população, notadamente o segmento de menor poder aquisitivo, continua sofrendo com o desabastecimento. Foi por isso que o deputado Dr. Bernardo (MDB) propôs uma audiência pública, que foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), no plenário da Câmara Municipal, coordenada pelo Núcleo de Estudos e Debates da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.   “Duas vertentes foram discutidas
RN alcança 70% dos adultos vacinados com duas doses

RN alcança 70% dos adultos vacinados com duas doses

Estado
O trabalho de imunização contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte alcançou mais um número expressivo. De acordo com o acompanhamento dos dados feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a cobertura com as duas doses chegou a 70% da população adulta. Os dados registrados pelo municípios na plataforma RN+ Vacina indicam que, até o início da manhã desta terça-feira (9), 1,87 milhão de moradores do estado já tomaram as duas doses ou a dose única do imunizante. A cobertura para quem tomou ao menos uma dose se aproxima da meta, chegando a 88% do público-alvo, representando 2,36 milhões de pessoas. Até o momento, foram 4,59 milhões de doses aplicadas e registradas no RN+ Vacina. A campanha deve seguir ampliando a cobertura ao longo dos próximos dias, com o reforço de
Tomba Farias diz que governo precisa “cuidar da saúde do povo do RN”

Tomba Farias diz que governo precisa “cuidar da saúde do povo do RN”

Estado
Em pronunciamento realizado durante sessão ordinária desta quarta-feira (10), o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) criticou a gestão estadual da Secretaria de Saúde e repercutiu o caso de um idoso de Santa Cruz que aguarda cirurgia ortopédica desde agosto de 2019. “O povo não aguenta mais sofrer por cirurgias que não acontecem, perder amigos e familiares à espera de procedimentos no Rio Grande do Norte. O que venho falando aqui é verdade e não discurso de ódio. É preciso compromisso por parte do Governo do Estado”, disse. O parlamentar narrou o caso do idoso destacando que devido às dores, se locomove apenas de cadeira de rodas e agora corre risco de amputação. “Ele conseguiu uma liminar na justiça para bloquear o dinheiro para o procedimento, mas mesmo assim não foi realizad
Crise na saúde pública domina debates entre líderes da Assembleia Legislativa

Crise na saúde pública domina debates entre líderes da Assembleia Legislativa

Estado
Os problemas enfrentados pela saúde pública no Estado pautaram os debates entre os líderes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, durante sessão plenária realizada nesta quarta-feira (10). Os deputados estaduais Cristiane Dantas (SDD), Nelter Queiros (MDB) e Getúlio Rêgo (DEM), abordaram o tema após mais um vídeo viralizar nas redes sociais com um paciente chorando de dor e deixando o Hospital Walfredo Gurgel, onde teria tido o atendimento negado. No último final de semana, outro vídeo ganhou repercussão com um senhor relatando sintomas de infarto, chegando a falecer horas depois. “Mais um paciente que chega com muita dor no Walfredo Gurgel, clama por atendimento e é negado. População quer atendimento digno, o mínimo que o SUS pode oferecer. Essa é uma gestão desastrosa.
Parece uma piada: Comprovante de vacinação contra Covid passa a ser exigido para entrar nos prédios do MPF no RN

Parece uma piada: Comprovante de vacinação contra Covid passa a ser exigido para entrar nos prédios do MPF no RN

Estado
A Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN) passou a exigir comprovante de vacinação contra a Covid para quem entrar nos prédios do Ministério Público Federal no estado. A exigência é para todos: membros, servidores, estagiários, terceirizados, advogados, prestadores de serviços e visitantes em geral. Os comprovantes, com o registro do esquema vacinal completo, devem ser mostrados na recepção. Serão aceitos também aqueles que tomaram pelo menos uma dose e cujo cronograma ainda não prevê a segunda dose ou os que possuam relatório médico justificando a contraindicação da vacina. Os comprovantes de vacinação podem ser os digitais, como da plataforma do Sistema Único de Saúde (Conecte SUS) ou RN Mais Vacina ou o próprio cartão de vacinação. O público externo
Transformações e desafios do novo ensino médio são discutidos na AL

Transformações e desafios do novo ensino médio são discutidos na AL

Estado
A tarde desta segunda-feira (8) foi de intensos debates na Assembleia Legislativa do RN. Por iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, liderada pelo deputado Hermano Morais (PSB), foi promovida audiência pública para discutir as mudanças e os desafios do Novo Ensino Médio na rede pública do RN.  “Hoje nós vamos tratar de um assunto que vem sendo discutido há muito tempo, mas que ganha corpo agora pela proximidade das mudanças profundas no ensino médio brasileiro, estabelecidas pelo Ministério da Educação. Estamos aqui para discutir sua implantação já a partir de 2022, atendendo aos interesses de todos os estudantes do Estado”, iniciou Hermano.  A audiência contou com a presença de atores envolvidos no assunto, como representantes d
Governadora Fátima Bezerra viaja para a Europa em busca de investimentos para o RN

Governadora Fátima Bezerra viaja para a Europa em busca de investimentos para o RN

Estado
A governadora Fátima Bezerra (PT) viajou neste domingo (7) para a Europa. Até dia 14 de novembro, a chefe do Poder Executivo potiguar estará em Copenhague, capital da Dinamarca. No país nórdico, a petista terá uma série de encontros com autoridades locais, visando discutir os avanços da implementação de energias limpas e renováveis no país, notadamente no Rio Grande do Norte, que possui o maior complexo de parques geradores de energia eólica do Brasil, com intenção ainda de trazer mais investimentos para o estado, e consequente geração de emprego. Com viagem, o vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) assumiu o governo do Estado. O ato de transmissão de cargo foi pouco antes da governadora embarcar. Esta é a terceira viagem ao exterior da governadora em missão oficial. “Partimos hoj
RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 45,6%

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 45,6%

Estado
A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 45,6%, registrada no início da tarde desta segunda-feira (8). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 138. Até o momento desta publicação são 98 leitos críticos (UTI) disponíveis e 82 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 83 disponíveis e 56 ocupados. Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 47,1% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 38,6% e a Região Seridó tem 53,3%.