Seja bem vindo!

Estado

Notícias do Rio Grande do Norte

Potiguar é destaque em pesquisa que usa veneno de cobra brasileira contra Covid

Potiguar é destaque em pesquisa que usa veneno de cobra brasileira contra Covid

Estado
Um veneno de cobra pode ser remédio contra o coronavírus. Esta é a descoberta de pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Araraquara. De acordo com o estudo, publicado na revista científica Molecules, o veneno da cobra brasileira Jararacuçu tem uma molécula, o peptídeo, com a capacidade de inibir até 75% da capacidade do vírus. Ainda não foram feitos testes em humanos. E, para orgulho do Rio Grande do Norte, quem íntegra a lista dos pesquisadores é a potiguar Marjorie Freire. Ao todo, 16 pesquisadores participaram do estudo. Na lista dos nomes, ela é a primeira que aparece. É o RN ajudando no futuro da saúde mundial.
Chefe da Casa Civil e presidente da Assembleia de SP agradecem ALRN por parceria

Chefe da Casa Civil e presidente da Assembleia de SP agradecem ALRN por parceria

Estado
O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Carlão Pignatari (PSDB), e o secretário da Casa Civil do Governo de São Paulo, Cauê Macris (PSDB), se reuniram na manhã desta quarta-feira (25) com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).  A visita de cortesia teve como objetivo agradecer ao Poder Legislativo potiguar pela parceria firmada entre as duas Casas na área de tecnologia da informação. Também participaram do encontro os deputados estaduais Raimundo Fernandes (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Galeno Torquato (PSD) e Nélter Queiroz (MDB). “Temos muito a agradecer ao presidente Ezequiel e aos demais deputados potiguares pela parceria com a Assembleia do RN que nos permitiu uma total digitalização na
SESAP emite nota sobre a operação hoje da Polícia Federal em sua sede

SESAP emite nota sobre a operação hoje da Polícia Federal em sua sede

Estado
NOTA A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) acompanha a apuração da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União cooperando com todas as informações requisitadas. O processo corre em segredo de justiça, o que impede quaisquer outros posicionamentos da secretaria a respeito do caso. A Sesap aguarda os próximos passos e reforça que segue apoiando todo e qualquer procedimento de apuração promovido pelos órgãos públicos de controle, prezando sempre pelo bom trato do dinheiro público e pela saúde dos potiguares. A Sesap continua o trabalho de enfrentamento à pandemia e reconhece o comprometimento e responsabilidade dos servidores, que têm atuado de forma ética na garantia da assistência à população do Rio Grande do Norte.
Vivaldo Costa destaca o período de seca no RN e faz apelo ao Governo Federal

Vivaldo Costa destaca o período de seca no RN e faz apelo ao Governo Federal

Estado
O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) se pronunciou, na sessão desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa, no horário destinado aos deputados, sobre a situação de seca que vive o Rio Grande do Norte no ano de 2021. Vivaldo aproveitou para fazer um apelo ao Governo Federal para apoiar a população do interior com a distribuição de milho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “A seca está braba, seríssima, uma verdadeira calamidade está acontecendo no Rio Grande do Norte”, disse o deputado, se referindo ao longo período de estiagem. O parlamentar chamou atenção da classe política para a situação que atinge, principalmente, as populações do interior e da zona rural que sobrevive da agricultura e da pecuária. “Falta água e falta alimento para o gado, e o concentra
Projeto de Francisco do PT propõe tornar Dança do Espontão patrimônio do RN

Projeto de Francisco do PT propõe tornar Dança do Espontão patrimônio do RN

Estado
A Dança do Espontão, coreografia que simula guerra e que também é conhecida como a “Dança dos Negros do Rosário”, pode se tornar patrimônio cultural, imaterial e histórico do RN. É o que propõe o projeto de lei apresentado pelo deputado Francisco do PT, que dedicou seu pronunciamento na sessão plenária híbrida desta terça-feira (24). “Conheci e convivo com essa tradição desde quando era criança, em Parelhas, na comunidade quilombola de Boa Vista dos Negros, aonde até hoje ainda se pratica a Dança do Espontão. Nos festejos de Nossa Senhora do Rosário, está ligada às populações negras e comunidades quilombolas”, disse o deputado. Francisco ressaltou que além do aspecto étnico, há um forte componente religioso e atualmente a irmandade é mais do que um elemento religioso do Seridó,
João Maia com sua CIDE-Digital deve garantir ao Brasil taxação a múltis superior a 15%

João Maia com sua CIDE-Digital deve garantir ao Brasil taxação a múltis superior a 15%

Estado
O Jornal Valor Econômico publicou nesta segunda-feira (23) mais uma matéria que cita a atuação do deputado federal João Maia (PL/RN). A matéria destaca a resposta da Receita Federal diante da proposta de criação da CIDE-Digital, formulada pelo parlamentar potiguar, um tributo sobre o faturamento de grandes empresas de tecnologia que poderá chegar aos 15%. A Receita Federal reconhece que o Brasil terá a maior revisão do sistema tributário internacional em um século, com a implantação da CIDE-Digital, que resultará em ganho bastante modesto para o país. O Brasil juntou força com outros países emergentes na defesa de taxa mínima global acima de 15% sobre as multinacionais, melhorando a fatia a ser partilhada entre os países. A Receita diz também que na negociação o Brasil “tem defe
Azul faz voo inaugural e inicia operação aérea entre Mossoró e Natal

Azul faz voo inaugural e inicia operação aérea entre Mossoró e Natal

Estado
A Azul Linhas Aéreas realizou nesta segunda-feira (23), o primeiro voo comercial da história ligando as duas principais cidades do Rio Grande do Norte. O avião pousou no Aeroporto Internacional Aluízio Alves por volta das 18h. A aeronave foi recebida com batismo pelo Corpo de Bombeiros. Antes de decolar de Mossoró, a aeronave apresentou uma pane elétrica, o que provocou um atraso no voo de cerca de 50 minutos. Inicialmente o voo estava programado para decolar de Mossoró às 16h15. A nova rota, explorada pela Azul Linhas Aéreas, utiliza uma aeronave modelo ATR 72-600 com capacidade para 70 passageiros. O voo parte do aeroporto Dix-Sept Rosado às 16h, com previsão de pouso às 16h55 no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, e retorna a Mossoró
Média de solicitações por UTIs Covid é a menor desde maio de 2020 no RN

Média de solicitações por UTIs Covid é a menor desde maio de 2020 no RN

Estado
A média móvel de solicitações por UTIs Covid é a menor desde o mês de maio de 2020, no início da pandemia, no Rio Grande do Norte. É o que aponta o Regula RN, sistema público que monitora as internações no estado. Recentemente, a plataforma tem registrado menos de 30 e às vezes 20 pedidos por dia – esse número chegou a ser de 150 em maio. No começo desta semana, o sistema aponta que cerca de 90 pessoas estão ocupando leitos críticos destinados à doença no estado – em maio, foram mais de 400 pessoas internadas simultaneamente em UTIs no estado. A principal razão para a queda é a vacinação em massa, segundo os especialistas. Nesta segunda-feira (23), o RN chegou a 2 milhões de pessoas com pelo menos uma dose. “As vacinas são proteção efetiva contra a gravidade
Eudiane solicita conclusão das obras de saneamento da Zona Norte da capital

Eudiane solicita conclusão das obras de saneamento da Zona Norte da capital

Estado
A deputada Eudiane Macedo (Republicanos) enviou requerimento ao governo estadual, através da Caern, solicitando a conclusão das obras de saneamento na Zona Norte de Natal. No pleito, a parlamentar reforça que o serviço trará melhores condições de saúde para a população ali residente. “O serviço da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Jaguaribe, responsável pelo tratamento de toda a Zona Norte, é de extrema importância para amenizar os problemas que diariamente afetam essa parte da população potiguar”, justificou a parlamentar. A ETE Jaguaribe,  que está sendo construída pelo governo estadual através da Caern, quando estiver concluída vai ampliar o tratamento de esgoto de 3% para 56%, alcançando 98% do esgotamento sanitário da região. A Outra estação é a ETE Guarapes, na Z
Audiência pública discute melhorias a serem solicitadas para os policiais militares

Audiência pública discute melhorias a serem solicitadas para os policiais militares

Estado
A audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (23) na Assembleia Legislativa pelo sistema híbrido – remota e presencial - para discutir a estrutura e condições de trabalho da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, deixou evidenciada, pelos depoimentos dos participantes da mesa dos trabalhos, e dos dirigentes de associações do interior do Estado, que a Polícia e o Corpo de Bombeiros Militar, precisam com urgência de melhoria estrutural das unidades e de condições  adequadas de  trabalho e segurança para os policiais em seu trabalho  no dia a dia.  Durante a exposição dos integrantes da mesa houve a manifestação dos comandantes das unidades policiais de fazerem o que for possível para que se consiga os melhoramentos e que se as soluções não estiverem dentro das condiçõe