Seja bem vindo!

Estado

Notícias do Rio Grande do Norte

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 32,9%; Seridó tem 22,5%

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 32,9%; Seridó tem 22,5%

Estado
A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 32,9%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (12). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 153. Até o momento desta publicação são 192 leitos críticos (UTI) disponíveis e 94 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 228 disponíveis e 59 ocupados. Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 37,3% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 25,7% e a Região Seridó tem 22,5%.
Deputados comentam sobre segurança pública e saúde no RN

Deputados comentam sobre segurança pública e saúde no RN

Estado
No horário destinado aos deputados, na sessão ordinária desta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, os parlamentares trataram especialmente da segurança pública e da saúde no Estado. Pronunciaram-se os deputados estaduais Subtenente Eliabe (SDD), Vivaldo Costa (PSD) e Francisco do PT.  O deputado Subtenente Eliabe lembrou que os policiais e bombeiros militares são os responsáveis diretos pela segurança da população, são os que mais se expõem, mais adoecem, morrem e sofrem pressão da sociedade. “Por tudo isso, eles merecem atenção específica do Governo. Este ano já foram 10 policiais militares assassinados em razão da atividade”, alertou. O parlamentar observou que demandas dos policiais e bombeiros militares se arrastam há meses e, segundo ele
RN recebe lote com mais de 50 mil doses de vacina contra Covid

RN recebe lote com mais de 50 mil doses de vacina contra Covid

Estado
O Rio Grande do Norte recebeu um novo carregamento com 51.480 doses de Pfizer, vacina contra a Covid-19. O lote desembarcou no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante na tarde desta terça-feira (10). A carga é toda destinada à primeira dose, para avançar a imunização por faixa etária nos municípios potiguares. Este é o segundo lote de vacinas contra a Covid-19 recebido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta semana. Na manhã desta segunda (9), o RN recebeu 24.600 mil unidades da Coronavac/Butantan, divididas por igual entre primeira e segunda doses. Com esse lote de Pfizer, são mais de 70 mil vacinas processadas e recolhidas na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) da Sesap em menos de dois dias. O Rio Grande do Norte se aproxima das
Concurso da Assembleia do RN deve acontecer no primeiro semestre de 2022

Concurso da Assembleia do RN deve acontecer no primeiro semestre de 2022

Estado
O concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2022, de acordo com o procurador-geral da Assembleia e presidente da comissão, Sérgio Freire. A Comissão Especial da Casa, responsável pelo certame, se reuniu oficialmente na manhã desta terça-feira (10) para discutir detalhes referentes ao termo de referência para contratação da banca examinadora que irá aplicar o concurso, a intenção é dar celeridade aos trâmites necessários à realização do processo seletivo. “A reunião de instalação da comissão foi convocada com o intuito de discutir e dar celeridade ao processo desse certame tão aguardado pela Casa e pela sociedade. Definimos hoje uma minuta provisória do termo de referência e a tendência é que no próximo encontro já avancem
Natal tem o início de agosto mais violento dos últimos três anos

Natal tem o início de agosto mais violento dos últimos três anos

Estado, Policial
Com 14 assassinatos registrados nos dez primeiros dias deste mês, sendo nove deles em menos de 48 horas, este é o início de agosto mais violento em Natal desde 2018, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). No comparativo com o mesmo intervalo de tempo de 2020, houve um aumento de 180%. A série de crimes em Natal teve início com a morte da menina Laura, de apenas quatro anos, no bairro Lagoa Azul, Zona Norte. Ela foi vítima de um atentado, no domingo (8), quando estava com o pai, o policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida. Após a morte da criança, entre domingo e ontem (10), outros nove homicídios foram registrados: oito nos bairros de Lagoa Azul, Igapó, Nossa Senhora da Apresentação, Redinha e Potengi, na Zona Norte d
Eudiane Macedo sugere que pelotão de policiamento de Parelhas mude para Companhia

Eudiane Macedo sugere que pelotão de policiamento de Parelhas mude para Companhia

Estado
A deputada estadual Eudiane Macedo (Republicanos) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte solicitando, junto à Secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e ao Comando Geral da Polícia Militar do RN, que o pelotão de policiamento do município de Parelhas seja transformado em Companhia Independente de Polícia da Militar. De acordo com a parlamentar, a iniciativa objetiva sensibilizar as autoridades competentes para que atendam ao pleito e transformem o pelotão em companhia, “contribuindo diretamente com o efetivo policial de uma região que converge em vários municípios”, explica. “Esta solicitação é de extrema relevância para atender as necessidades relacionadas à área de segurança pública de uma região que diariamente gan
Ezequiel solicita ações em segurança, saúde e recursos hídricos para região Central

Ezequiel solicita ações em segurança, saúde e recursos hídricos para região Central

Estado
Os municípios de Pedra Preta e Afonso Bezerra, ambos na região Central do Estado, foram favorecidos com uma série de requerimentos apresentados pelo deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. As solicitações são para várias áreas da administração pública, em especial para saúde, educação, segurança pública e recursos hídricos. Para Pedra Preta, o deputado solicitou a disponibilidade de uma nova viatura policial e o aumento do efetivo, além de melhores condições de trabalho para a Polícia Militar. Ezequiel argumenta que o município está "bastante vulnerável quanto à segurança pública e que as estatísticas mostram o aumento de vítimas de todas as práticas criminosas". Para a mesma cidade, o parlamentar solicita ainda a perfuraçã
Fátima Bezerra inaugurou o Junta + Fácil RN de Assu

Fátima Bezerra inaugurou o Junta + Fácil RN de Assu

Estado
O projeto, coordenado pela Junta Comercial do RN (Jucern) já está presente em Natal, Mossoró e Pau dos Ferros. Assu é a 4ª cidade a receber a iniciativa. Além dos moradores do própria município, o novo espaço irá atender também os municípios vizinhos, da região do Vale do Açu, evitando a necessidade de deslocamento até Mossoró. O Junta + Fácil RN reúne em um único espaço os órgãos presentes no processo de registro e legalização de empresas. Em Assu, o projeto está sendo implantado por meio de parceria com a prefeitura, que custeou as novas instalações. A Jucern irá executar e coordenar as atividades e os serviços. Atualmente, a região concentra quase 4 mil empresas, e mais de 4 mil Microempreendedores Individuais, sendo 85% dos empreendimentos voltados para comércio e serv
Avanços e desafios da Lei Maria da Penha são debatidos em audiência na AL

Avanços e desafios da Lei Maria da Penha são debatidos em audiência na AL

Estado
Na manhã desta sexta-feira (6), a Assembleia Legislativa do RN promoveu, através da deputada Cristiane Dantas (SDD), audiência pública híbrida a respeito do tema “15 anos da Lei Maria da Penha: avanços e desafios no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher”. O debate aconteceu dentro das atividades do Agosto Lilás, mês de combate à violência doméstica, e um dia antes do aniversário de 15 anos da Lei Maria da Penha.  “Para barrar o crescimento da violência contra a mulher e do feminicídio, no Rio Grande do Norte e no Brasil, é preciso que as vítimas rompam o silêncio sobre a violência que acontece dentro de casa. Mas essa luta também deve envolver toda a sociedade. As autoridades aqui presentes neste debate têm fundamental responsabilidade em concretizar a proteção das m
Governo Fátima quer empréstimo de 36 milhões de dólares junto ao BID

Governo Fátima quer empréstimo de 36 milhões de dólares junto ao BID

Destaque, Estado
O Governo Fátima Bezerra (PT) enviou para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte um pedido de autorização para contrair um empréstimo de 36 milhões de dólares junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O dinheiro será destinado a programas de modernização do fisco. O projeto tramita na Assembleia desde 26 de fevereiro. A notícia é destaque na Tribuna do Norte. Segundo a governadora explicou na justificativa do projeto – ao qual o PORTAL GRANDE PONTO teve acesso -, “a operação de crédito perante a aludida instituição financeira destina-se à contratação, com garantia da União, do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do RN (Profisco II/RN), cujo objetivo é melhorar a arrecadação tributária do Estado”. Outro projeto importante de autoria do Execut