Seja bem vindo!

Estado

Notícias do Rio Grande do Norte

Kelps Lima solicita ações do Governo para os municípios de Assu e Apodi

Kelps Lima solicita ações do Governo para os municípios de Assu e Apodi

Estado
A construção de uma quadra de esportes na Escola Estadual Manoel Pessoa Montenegro, localizada no município de Assu, foi tema do pronunciamento do deputado Kelps Lima (SDD) na sessão ordinária híbrida desta quinta-feira (05), na Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, a necessidade da construção do equipamento esportivo se dá, principalmente porque os alunos da escola estão tendo que se deslocar para outras cidades para poder realizar as atividades físicas. Kelps Lima disse ainda que o requerimento solicitando a construção da quadra esportiva já foi encaminhado ao Governo do Estado. “Esporte é uma atividade importante e complementar na vida de qualquer pessoa. O Governo do Estado precisa priorizar demandas como essas na área da educação”, disse. Outro tema abordado pelo d
Ezequiel confirma apoio da ALRN para equipe campeã da Superliga de Vôlei atuar no RN

Ezequiel confirma apoio da ALRN para equipe campeã da Superliga de Vôlei atuar no RN

Estado
Atual campeã da Superliga masculina, a Funvic pode atuar a partir da próxima temporada representando Natal na principal competição de vôlei do país. Nesta quinta-feira (5), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), confirmou o apoio da Casa a possível parceria, durante reunião com Igor Ribeiro Dantas, diretor da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e presidente da Federação Norte-rio-grandense de Voleibol, e Luiz Otávio Palhari, presidente a Funvic. O deputado estadual Hermano Morais (PSB) também participou do encontro. “Sou um entusiasta do esporte e esta proposta tem nosso total apoio. Dará visibilidade ao nosso Estado em um esporte que só cresce em todo o Brasil. Vai levar o RN para todo o país, logo quando estamos sai
Gustavo Carvalho fala sobre pedido de reajuste na tarifa de água por parte da Caern

Gustavo Carvalho fala sobre pedido de reajuste na tarifa de água por parte da Caern

Estado
Durante o seu pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (5), o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) se posicionou contra o pedido de reajuste na tarifa de água solicitada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) à Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban). “Se esse reajuste for restabelecido, a tarifa básica para o consumidor médio final sairá de R$ 39,99 para R$ 67,98, quase dobrando, porém, a Arsban sugeriu que o reajuste deva ser de apenas 1,22%, aumentando em apenas quarenta e nove centavos a tarifa”, informou o parlamentar. De acordo com reportagem publicada em jornal local, a proposta de reajuste busca o equilíbrio econômico-financeiro para compensar custos e despesas e a remuneração adequada do capital investido p
Governo do RN publica novo decreto com ampliação do horário de funcionamento e liberação de capacidade máxima de estabelecimentos até setembro

Governo do RN publica novo decreto com ampliação do horário de funcionamento e liberação de capacidade máxima de estabelecimentos até setembro

Estado
Foto: Sérgio Henrique Santos O Governo do Rio Grande do Norte publicou, nesta quarta-feira (4), em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), a prorrogação do decreto estadual de medidas restritivas contra a covid-19 (veja aqui). Consta no novo decreto o aumento gradual em três fases das atividades socioeconômicas no estado. A publicação tem vigência a partir desta sexta-feira (6) e é válida até 16 de setembro. No documento, o governo vai ampliar a partir desta quarta (5) o funcionamento do comércio para os horários entre 5h às 1h do dia seguinte. Os estabelecimentos vão poder ter 70% da ocupação máxima do local. Seguindo o cronograma de retomada de atividades, o horário de funcionamento dos estabelecimentos agora passará a ser das 5h da manhã até 1h
CPI da Covid é instalada, cobra informações sobre contratos e convoca depoimentos

CPI da Covid é instalada, cobra informações sobre contratos e convoca depoimentos

Estado
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga 12 contratos firmados pelo Governo do Estado referentes ao enfrentamento à pandemia da covid-19 foi instalada na tarde desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Os membros confirmaram a indicação do deputado Kelps Lima (Solidariedade) ao posto de presidente, enquanto o deputado Francisco do PT será o relator. Os deputados Getúlio Rêgo (DEM), George Soares (PL) e Gustavo Carvalho (PSDB) serão os membros titulares, enquanto que os deputados Galeno Torquato (PSD), Nelter Queiroz (MDB), Tomba Farias (PSDB), Ubaldo Fernandes (PL) e Isolda Dantas (PT) serão os membros suplentes. Na primeira reunião, o plano de trabalho e requerimentos foram aprovados. Por proposição do presidente da CPI e aprovação do
Mortes por Covid caem pela metade em julho no RN; 87 municípios não registram óbitos

Mortes por Covid caem pela metade em julho no RN; 87 municípios não registram óbitos

Estado
As mortes por Covid caíram pela metade no mês de julho no Rio Grande do Norte na comparação com o mês de junho. Ao todo, o mês registrou 325 óbitos. Em junho, foram 656. O levantamento é do G1 e da Inter TV Cabugi através de dados colhidos nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo a secretaria, algumas das mortes contabilizadas nos boletins não acontecem necessariamente nos dias em que são registradas. A pasta considera a queda entre os meses de 67%. Esse é o terceiro mês de queda das mortes no estado. Depois de atingir os picos em março e abril, com 922 e 953 mortes, os meses seguintes tiveram quedas nos óbitos, começando por maio, com 656. Apesar da queda, o número de mortes em julho ainda é o oitavo maio
Natal tem estoque de 2 mil doses de vacina contra Covid-19

Natal tem estoque de 2 mil doses de vacina contra Covid-19

Estado
Nesta quinta-feira (05), a capital vai utilizar 2 mil doses de vacina contra covid-19 para vacinar o público com 28 anos mais. Devido ao pouco quantitativo, as doses estarão disponíveis apenas nos drives do Via Direta e Nélio Dias, ambos contam com sala de pedestres. Já as pessoas que estão aptas a tomar a segunda dose podem procurar uma das 35 salas de vacina ou um dos dois drives – Palácio dos Esportes e Sesi. Após o recebimento de novas doses a SMS Natal vai anunciar a ampliação de faixa etária. No site vacina.natal.rn.gov.br constam todas as informações oficiais sobre os grupos em vacinação, locais de aplicação, filas nos drives, documentação e dúvidas frequentes. Segunda dose: Para receber a segunda dose é necessária a apresentação do cartão de vacina, documento co
Francisco do PT comemora investimentos na educação pública do RN

Francisco do PT comemora investimentos na educação pública do RN

Estado
Os investimentos anunciados pelo Governo do Estado na área da educação pública pautaram o pronunciamento do deputado estadual Francisco do PT, na sessão plenária desta terça-feira (03) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Durante a primeira sessão – após o recesso parlamentar - o deputado detalhou o programa Nova Escola Potiguar, apresentado pela governadora Fátima Bezerra (PT) na semana passada. “A governadora tem sua trajetória ligada à luta em defesa da educação. Foi a deputada e senadora dos Institutos Federais e, agora, passa a ser a governadora dos Institutos Estaduais”, disse Francisco do PT. O parlamentar fez referência à construção de 12 Institutos Estaduais de Ensino Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN). Ao todo, o Governo do Estado espera investir R
Líderes repercutem medidas do governo estadual para Educação e Agricultura

Líderes repercutem medidas do governo estadual para Educação e Agricultura

Estado
Na Sessão Plenária desta terça-feira (3), durante o horário destinados às lideranças partidárias, os deputados discursaram a respeito de algumas ações do governo estadual em setores da sociedade potiguar, como Educação, Agricultura e Assistência Social. Nelter Queiroz se pronunciou a respeito do anúncio do Governo do Estado em relação ao Programa Nova Escola Potiguar, que pretende construir 12 IERNs (Instituto do Estado do RN. “Eu ouvi há pouco a fala do líder do governo, deputado Francisco, e quero tecer alguns comentários. Eu vi nas redes sociais, neste final de semana, o Governo do Estado lançando esse programa dos IERNs, através da Secretaria de Educação, mas quero lembrar que ele não é novidade no RN”, iniciou. Segundo Nelter, existe um convênio de 2009, envolvendo 10 centr
Hospital Giselda Trigueiro ganha seu primeiro tomógrafo!

Hospital Giselda Trigueiro ganha seu primeiro tomógrafo!

Estado
Com um investimento superior ao R$ 1,8 milhão, a previsão da @SesapRN é de que o equipamento possa realizar até 700 exames por mês, evitando o deslocamento de pacientes e dando mais efetividade ao tratamento hospitalar. O tomógrafo representa um ganho na capacidade da rede pública de saúde do RN em atender com celeridade a demanda de diagnósticos, em especial na Região Metropolitana. O tomógrafo do HGT é o terceiro instalado pelo Governo na rede de saúde do RN em pouco mais de um ano. Junta-se aos equipamentos de Caicó, em funcionamento desde junho de 2020, e Pau dos Ferros, inaugurado em fevereiro deste ano em conjunto com um centro de imagem completo, ampliando a política de regionalização da saúde pública no Estado. Além dos pacientes do HGT, o tomógrafo deverá servir a