Seja bem vindo!

Mariana fortalece o grupo político para enfrentar Leonardo em 2024.

POLÍTICA QUENTE NO ALTO OESTE

A impressão que tem em Pau dos Ferros, a mais importante cidade do Alto Oeste, é que o processo da sucessão municipal saiu dos bastidores e chegou às ruas. Uma série de eventos tem ocorrido envolvendo os grupos situacionista e de oposição, inclusive, com novas posições assumidas por personagens da política local.

O ponto de partida é que a disputa está desenhada entre a prefeita Marianna Almeida (PSD), candidata natural à reeleição, e o ex-prefeito Leonardo Rêgo (União Brasil), que não esconde o desejo de retomar o poder municipal. Dessa forma, 2024 repetirá a disputa de 2020, quando Marianna venceu Leonardo.

A prefeita acelerou os passos no fim de semana. Ela celebrou o aniversário na tradicional feira livre da cidade, com abraços, apertos de mão, discurso e distribuição de lanche. No meio do povo, Marianna se acompanhou do ex-prefeito Nilton Figueiredo, com quem firmou aliança política em 2020.

A aparição ao lado de Nilton encerra as especulações de que Marianna estaria distanciada do aliado, que é considerado uma das maiores lideranças individuais do Alto Oeste potiguar.

Dessa forma, Marianna Almeida mantém o palanque com Nilton e com o ex-prefeito Fabrício Torquato, o mentor de sua carreira política. Foi Fabrício que indicou Marianna em 2020 e participou ativamente das negociações e do palanque eleitoral vitorioso. Fabrício é filho da ex-vice-prefeita Maria Rêgo Torquato.

A base política da prefeita, porém, sofreu uma baixa. O vice-prefeito Renato Alves decidiu romper politicamente e caminha para reforçar a oposição. Ele leva junto o irmão vereador Reginaldo Alves.

Renato, inclusive, pretende dar uma mostra que pode fortalecer a oposição. Ele convidou o ex-prefeito Leonardo Rêgo para participar do almoço que oferecerá ao deputado federal João Maia (PL), marcado para o próximo domingo, 2.

 O convite a Leonardo faz parte de uma aproximação política que se materializará nas eleições 2024, inclusive, os mais apressados falam que Renato poderá ser o companheiro de chapa de Leonardo. Da parte do ex-prefeito não há resistência.

Leonardo precisa somar para se restabelecer politicamente. Ele sabe disso. Daí, tem procurado ampliar o diálogo, inclusive, com os contrários de sua terceira gestão na Prefeitura de Pau dos Ferros (2017 a 2020). Vale lembrar que o ex-prefeito vem de dois insucessos consecutivos: a derrota para Marianna em 2020 e o fracasso da candidatura a deputado federal em 2022.

No pleito municipal passado, Marianna Almeida disputou a Prefeitura de Pau dos Ferros pela primeira vez, sendo eleita com 8.604 votos (54,22% dos votos válidos). Leonardo Rêgo, que era o prefeito e candidato à reeleição, terminou em segundo lugar, com 7.094 votos (44,71%).

A disputa teve um terceiro candidato a prefeito, Dr. Salismar Correia (Solidariedade), com votação sofrível: 170 votos (1,07%).

Cezar Santo/ Jornal de Fato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *