Seja bem vindo!

O que são fake news, se é crime compartilhá-las e como evitá-las

Disseminação de fake news se intensifica durante período eleitoral

O termo “fake news” tem se tornado comum, e muitos brasileiros já foram vítimas deste tipo de “notícia maliciosa”. Mas o que são fake news? É crime espalhá-las? Como evitar as fake news?

O Confere.ai reuniu estas e outras dúvidas para ajudar o leitor a não cair neste tipo de conteúdo.

– O que é uma fake news?

O termo “fake news” pode ser traduzido como “informações falsas”. Elas são divulgadas nas redes sociais e se espalhar rapidamente. Na maioria das vezes, estas informações possuem o objetivo de distorcer os fatos e prejudicar a imagem de algo ou alguém. Os principais alvos são figuras públicas, como artistas, políticos e celebridades.

As fake news têm um grande poder de persuasão pois mexem com o emocional das pessoas, são apelativas e alarmistas. Este termo foi utilizado pela primeira vez durante as eleições de 2016 nos Estados Unidos, quando conteúdos falsos sobre a candidata Hillary Clinton foram disseminados por apoiadores do ex-presidente Donald Trump.

Espalhar fake news é crime?

No Brasil não há nenhuma lei do Código Penal que seja voltada para combater diretamente as fake news. No entanto, dependendo do prejuízo que as informações falsas causem, elas podem ser enquadradas nos crimes de calúnia, difamação ou injúria.

Calúnia

De acordo com o Código Penal, o crime de calúnia consiste em atribuir falsamente um crime a uma pessoa. A pena prevista é detenção de seis meses a dois anos e pagamento de multa.

Difamação

O crime de difamação pode ser entendido como acusar alguém de ter feito algo que não fez, ferindo a sua honra e reputação. A pena é detenção de três meses a um ano e multa.

Injúria

injúria é o ato de ofender uma pessoa através de xingamentos ou atribuindo características negativas, sejam elas físicas ou não. Quem cometer este crime pode pegar detenção de um a seis meses e multa.

Como denunciar as fake news?

Grande parte das fake news se encontram nas redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, YouTube e Tiktok, disponibilizam mecanismos para que os usuários denunciem conteúdos falsos que circulam dentro destas plataformas. Durante a campanha eleitoral deste ano, é comum encontrar informações falsas envolvendo os candidatos. Pensando nisso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu um canal no WhatsApp para que os cidadãos possam denunciar fake news envolvendo as eleições.

O TSE também desenvolveu o aplicativo Pardal, que permite denunciar irregularidades nas campanhas eleitorais

Como evitar cair em fake news?

As fake news estão espalhadas em diversas plataformas e todos estão sujeitos a receber informações falsas na Internet. Mas existem algumas dicas para evitar cair em fake news e repassá-las. Antes de compartilhar as informações recebidas nas redes sociais é importante verificá-las mais de uma vez em sites confiáveis.

Pesquisar por trechos da mensagem no Google também é fundamental para encontrar conteúdos semelhantes e as fontes das informações. Reler e rever as informações presentes nos textos e imagens é essencial. Muitas vezes alguns detalhes passam despercebidos pelos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *