Seja bem vindo!

TRE retotaliza votos e confirma Ubaldo Fernandes reeleito

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou na manhã de hoje (19) a retotalização dos votos para deputado estadual. A medida foi realizada em decorrência da decisão monocrática do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski, que cassou o registro de candidatura de Wendell Lagartixa (PL).

Com a decisão, o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) seguirá na Assembleia Legislativa em 2023. Ele, que faz parte da Federação Sempre pra Frente (PDSB/Cidadania), teve 34.426 votos, quantidade  que foi insuficiente para se reeleger. Acontece que o primeiro suplente do PL, Tenente Cliveland, não atingiu votação proporcional a 20% do quociente eleitoral, fazendo com que Ubaldo se tornasse 1º suplente de deputado e, agora, tome a vaga que era do PL.

De acordo com a retotalização, os votos de Wendell Lagartixa não serão anulados, desta forma, Neilton Carlos (PL), eleito com apoio do coeficiente eleitoral do partido permanece com a vaga. Lagatixa teve 88.265 (4,69%) dos votos, a maior votação da história de um candidato a deputado estadual no RN

Lagartixa teve seu registro de candidatura cassado pois foi condenado por portar arma e munição de uso restrito, que até 2019 era considerado crime hediondo, passível de inelegibilidade. Além disso, Lagartixa responde a quatro processos: triplo homicídio (pelo qual estava preso preventivamente até o dia 15 de setembro), homicídio simples, homicídio qualificado e formação de quadrilha. A decisão, por hora, é monocrática, faltando ainda posicionamento do plenário do TSE.

Confira AQUI o documento com a retotalização dos votos 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *