Seja bem vindo!

Estado

Notícias do Rio Grande do Norte

Frente Parlamentar é instalada com foco na garantia de nutrição à população

Frente Parlamentar é instalada com foco na garantia de nutrição à população

Estado
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte instalou, nesta quarta-feira (7), a Frente Parlamentar de Soberania Alimentar e Nutricional: Nutrição Para Todos. Por iniciativa da deputada Divaneide Basílio (PT), diversos representantes do Poder Público e da sociedade civil discutiram temas que deverão ser abordados durante o funcionamento do grupo. A Frente Parlamentar foi instalada após as assinaturas de requerimento por parte dos deputados Francisco do PT, Isolda Dantas (PT), George Soares (PV), Kleber Rodrigues (PSDB), além da própria Divaneide Basílio. Para a parlamentar, a fome tem "endereço e cor".  "Essa insegurança alimentar está mais acentuada no campo e nas zonas mais pobres da cidade, sobre as mulheres e crianças. Nós queremos ajudar a mudar esse cenário. Não po
Piso do Magistério e serviços para a população são temas dos líderes na sessão plenária

Piso do Magistério e serviços para a população são temas dos líderes na sessão plenária

Estado
No horário destinado às lideranças durante a sessão plenária desta quarta-feira (7), os deputados Neilton Diógens (PL) e Luiz Eduardo (SDD) se pronunciaram, respectivamente, sobre o piso do magistério e sobre serviços de saúde e abastecimento de água para a população. Primeiro orador do horário, o deputado Neilton Diógenes destacou a conquista dos professores da rede estadual do RN com a aprovação, ontem (6), no Legislativo, do reajuste salarial para pagamento do piso do magistério. “Parabéns mais uma vez a todos os professores e professoras do nosso Estado. Contamos com o trabalho de vocês para melhorar o ensino e o aprendizado em nosso RN”, afirmou. Neilton também destacou a necessidade de se lutar por outra categoria igualmente importante: os enfermeiros. “A luta agora é p
Deputados aprovam reajuste do magistério estadual e mais nove projetos

Deputados aprovam reajuste do magistério estadual e mais nove projetos

Estado
A mensagem governamental 012/2023, que implanta o piso salarial de professores e especialistas da educação da rede estadual foi aprovada pelos deputados. Foi durante a sessão plenária desta terça-feira (6), quando os parlamentares também aprovaram outros nove projetos. O colegiado de líderes da Assembleia Legislativa dispensou a tramitação da matéria que atualiza o piso do magistério de 14,95% e irá alcançar os profissionais da ativa, aposentados e pensionistas.  De acordo com o projeto, o reajuste é retroativo a 1o de janeiro deste ano e será implantado de forma parcelada, junto com os salários de maio, novembro e dezembro. Durante a discussão do projeto, o líder do governo na Legislativo, deputado Francisco do PT, afirmou que é um reconhecimento à luta da categoria: "O go
PINGO DA MEI DIA:  Leo Souza apresenta ao vivo Pingo da Mei Dia neste sábado

PINGO DA MEI DIA: Leo Souza apresenta ao vivo Pingo da Mei Dia neste sábado

Destaque, Estado
O mais tradicional bloco junino do Rio Grande do Norte, o Pingo da Mei Dia, abre a temporada de São João neste sábado (3) com transmissão ao vivo a partir das 12h pela Inter Tv Cabugi. Um dos momentos mais esperados é o do programa Mistura, apresentado por Leo Souza, que comandará a animação das 14h50min até as 15h50min ao vivo para todo o Estado. “A nossa expectativa é que os telespectadores participem em tempo real da transmissão e pra eles, vamos levar animação, os bastidores e muita folia”, descreve Leo Souza. Com experiência de trabalho em quadros nacionais de grandes estruturas como o Show dos Famosos do Domingão, Leo promete surpresas na tela da televisão. “Será uma grande transmissão com quase 2 milhões de expectadores”, comenta. O estúdio está montado em frente o Tea
ALRN vai instalar Frente Parlamentar para Gestão Inteligente e Sustentável

ALRN vai instalar Frente Parlamentar para Gestão Inteligente e Sustentável

Estado
A Assembleia Legislativa do RN, por iniciativa do mandato do deputado estadual Hermano Morais (PV), realizará uma Audiência Pública na próxima segunda-feira (05) que instalará a Frente Parlamentar para Gestão Inteligente e Sustentável, cujo tema inicial trará “a importância da sustentabilidade e inovação na gestão pública e privada - maximizando os benefícios econômicos, ambientais e sociais”. O evento acontecerá a partir das 14h no Plenário Cortez Pereira (Plenarinho) da Casa. Na ocasião, haverá uma palestra do professor Handson Cláudio Dias Pimenta, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) intitulada “Inovação e sustentabilidade-desafios e oportunidades na Gestão Pública e Privada”. A data coincidirá com o Dia Mundial do Meio Ambiente,
Neilton Diógenes enaltece ações em favor dos munícipes de Mossoró

Neilton Diógenes enaltece ações em favor dos munícipes de Mossoró

Estado
Em pronunciamento durante a sessão plenária desta quinta-feira (1), na Assembleia Legislativa, o deputado Neilton Diógenes (PL) repercutiu visita realizada no início da semana ao município de Mossoró, no Oeste potiguar, onde acompanhou a reinauguração da Escola Municipal Cornélio Barbalho em Mossoró. A unidade foi revitalizada pela prefeitura local e as instalações foram novamente entregues à comunidade. “Foi entregue um grande instrumento à sociedade, que é a melhoria e o incentivo à educação. A unidade não era reformada há mais de 40 anos e agora conta com uma nova estrutura moderna e equipamentos de qualidade. Registro o meu apreço ao gestor de Mossoró, que implantou uma campanha que tem mobilizado toda a cidade”, disse Neilton. Na oportunidade, o parlamentar destacou ainda v
Livro vai homenagear Lindalva Torquato

Livro vai homenagear Lindalva Torquato

Destaque, Estado
A história da Conselheira Lindalva Torquato, primeira mulher a exercer o cargo de “Ministra de Contas” no Brasil, será contada em um livro organizado por três mulheres de destaque: a juíza Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira, Andressa Guimarães Torquato Fernandes (neta de Lindalva) e Ana Cristina Moraes. O lançamento será realizado no dia 25 de maio de 2023, das 17h às 20h, na sede do TCE-RN, localizado na Av. Pres. Getúlio Vargas, 690, Petrópolis, Natal/RN. Na ocasião, haverá um momento de congraçamento e celebração no hall de entrada da sede do TCE, com serviço de vallet, buffet e música. Antes, pela manhã, também será realizada uma homenagem a Lindalva Torquato durante a sessão do Pleno.  O nome de Lindalva Torquato também marca a história dos Tribunais de
Chuvas terão volume de normal a abaixo do normal no RN no próximo trimestre, diz Emparn

Chuvas terão volume de normal a abaixo do normal no RN no próximo trimestre, diz Emparn

Estado
A tendência de ocorrência de chuvas para o próximo trimestre de 2023 (maio, junho e julho) é de volumes de chuva de normal a abaixo do normal no Rio Grande do Norte. O acumulado máximo no Estado no período não deve ultrapassar 283,6mm. Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). De acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa, a previsão para o RN é de chuvas máximas de 108,7mm em maio, 96,7mm em junho e 78,mm no mês de julho. No total, 283,6mm no acumulado. As análises foram resultado da Reunião de Divulgação da Previsão Climática Sazonal, coordenada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE. De acordo com o Sistema de Monitoramento a tendência de transição térmica nas águas do oceano Pacífico Tropical, saindo d
Gustavo Carvalho critica gestão da Ceasa pelo Governo e defende privatização

Gustavo Carvalho critica gestão da Ceasa pelo Governo e defende privatização

Estado
O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) questionou nesta quinta-feira (27), em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, a gestão pelo Governo do Estado da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte – Ceasa. De acordo com o parlamentar, os concessionários da unidade vêm sendo penalizados com a “ingerência” do Executivo Estadual.É um absurdo o que vem ocorrendo com os concessionários. O governo impôs que os caminhões só podem entrar na Ceasa, para carga e descarga, até as 3h da manhã – com tolerância de apenas quinze minutos de atraso. Mas o que vai no caminhão? Alimentos, muitas vezes perecíveis. E por que estão atrasando cada dia mais? Porque as vias estaduais não oferecem condições adequadas para o tráfego”, ponderou Gustavo. Segundo ele, a insegurança no local
Assembleia do RN conclui campanha do feminicídio com participação da ministra da Mulher

Assembleia do RN conclui campanha do feminicídio com participação da ministra da Mulher

Estado
A pauta em defesa e combate à violência contra a mulher ganhará reforço no Rio Grande do Norte com a presença da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no próximo dia 04 de maio, às 14h, que traz a Marcha Nacional das Mulheres contra a Misoginia. A convite do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira; da deputada Divaneide Basílio, presidente da Frente Parlamentar da Mulher e dos deputados estaduais, a ministra participará de audiência pública e conclusão da campanha de combate ao feminicídio. No Rio Grande do Norte, os casos de feminicídio têm aumentado muito nos últimos anos. Do ano passado pra cá, o aumento foi de 25%. “Somente em 2023, quatro mulheres foram assassinadas no Estado. O feminicídio tem que acabar”, destaca o presidente Ezequiel Ferreira. Enquanto isso, no Brasil