Seja bem vindo!

Estado

Notícias do Rio Grande do Norte

Servidores da Saúde do RN cruzam os braços e cobram reajuste salarial

Servidores da Saúde do RN cruzam os braços e cobram reajuste salarial

Estado
Foto: Ícaro Carvalho Servidores da saúde do Rio Grande do Norte iniciaram, nesta quarta-feira (27), a primeira atividade de mobilização da greve da categoria, em frente ao maior hospital público do Estado, o Hospital Estadual Walfredo Gurgel. Uma audiência prevista para esta quinta-feira (28) com a governadora Fátima Bezerra está marcada para a primeira rodada de negociações das pautas da categoria. A greve é por tempo indeterminado. As informações são da Tribuna do Norte. O movimento reúne servidores de hospitais e unidades de saúde do Estado e ainda reúne um número baixo de pessoas. A expectativa é que a adesão no Walfredo Gurgel cresça nas próximas horas. "O motivo principal é não recebimento do Sindsaude por parte do Governo em quase todo o ano. Desde maio pedimos audiênc
Sesap autoriza 2ª dose de Pfizer para quem tomou primeira de AstraZeneca

Sesap autoriza 2ª dose de Pfizer para quem tomou primeira de AstraZeneca

Estado
Foto: Reprodução A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) passa adotar, a partir desta quinta-feira (28), o uso de vacinas heterólogas para a complementação do esquema vacinal contra a Covid-19. Segundo a Sesap, ficou definido que pessoas que receberam a primeira dose da AstraZeneca recebam a segunda dose da Pfizer para completar seu esquema de vacinação. Apesar da autorização da intercambialidade, o intervalo para a aplicação da segunda dose recomendado segue o padrão da Oxford/AstraZeneca: 90 dias. A Secretaria de Saúde informou que mais 20.346 doses de Pfizer serão distribuídas hoje (28) para ajudar os municípios a cumprirem o esquema vacinal dos atrasados. MossoróO município adotou o intercambio entre as vacinas. A imunização acontece no Ginásio do Sesi das 8
Sedec realiza segunda edição do Fórum Estadual Mineral e entrega Mapa Geológico em novembro

Sedec realiza segunda edição do Fórum Estadual Mineral e entrega Mapa Geológico em novembro

Estado
Com tema “RN de Oportunidades para Investimentos em Recursos Minerais”, o FEM ocorrerá na Escola de Governo, nos dias 18 e 19,  reunindo empresas, investidores, órgãos públicos e sociedade civil. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Instituto Federal (IFRN), realiza nos dias 18 e 19 de novembro a segunda edição do Fórum Estadual Mineral (FEM). O evento acontecerá na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, e reunirá empresas, investidores, órgãos públicos e sociedade civil em torno de pautas estratégicas para a mineração no país e no estado. Na programação, está prevista a apresentação e entrega do novo Mapa Geológico e de Recursos Minerais do RN, produzido através de convênio d
Francisco do PT propõe criação do Conselho Estadual de Políticas Culturais

Francisco do PT propõe criação do Conselho Estadual de Políticas Culturais

Estado
O deputado estadual Francisco do PT apresentou um Projeto de Lei que cria o Conselho Estadual de Políticas Culturais. Conforme o texto apresentado, a propositura tem a finalidade de propor princípios, normas, diretrizes e linhas de ação da Política Pública de Cultura do RN, por meio da gestão compartilhada entre o governo e a sociedade civil, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Cultura. “Entendemos que a melhor forma de construir as políticas públicas relacionadas à Cultura é por meio de um mecanismo que garanta ampla participação da sociedade civil, dos fazedores de cultura e do poder público. A partir dessa concepção surge a ideia da proposição deste Conselho”, justifica. O texto detalha que o Conselho Estadual de Políticas Culturais compõe-se
Cristiane Dantas solicita inclusão de agricultores de Rodolfo Fernandes em cursos do Senar

Cristiane Dantas solicita inclusão de agricultores de Rodolfo Fernandes em cursos do Senar

Estado
Visando a qualificação de famílias agricultoras residentes na zona rural de Rodolfo Fernandes, a deputada Cristiane Dantas (SDD) está solicitando à Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern), a inclusão destes trabalhadores nos cursos de formação profissional e promoção social do Serviço  Nacional  de  Aprendizagem  Rural do RN (Senar). “São vários os cursos promovidos  pelo  Senar no RN,  e  todos  com  o  intuito  de  melhorar  a renda  das  famílias  rurais. Por  isso,  faz-se  necessário  que  a  Faern promova  junto  ao  Senar esse trabalho de grande relevância para as famílias de Rodolfo Fernandes que vivem na zona rural”, defendeu a deputada. A missã
CPI da Covid no RN vai pedir quebra de sigilo de envolvidos em compra de respiradores

CPI da Covid no RN vai pedir quebra de sigilo de envolvidos em compra de respiradores

Estado
Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid montada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte anunciaram que vão pedir a quebra de sigilo de mais pessoas envolvidas na compra de respiradores que nunca foram entregues. Os deputados da comissão também anunciaram nesta segunda-feira (25) que vão protocolar um pedido ao governo para que o estado deixe o Consórcio Nordeste. Nas próximas duas semanas, a compra dos respiradores será o foco das investigações da CPI. Como o processo que investiga a transação corre em sigilo na Justiça, a comissão vai pedir, nesta quarta-feira (27), a quebra de sigilo de cinco pessoas envolvidas na aquisição dos equipamentos. Dentre os envolvidos que vão passar a ser investigados de forma mais profunda, estão o ex-secretário da Casa
200 mil potiguares ainda não foram tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19

200 mil potiguares ainda não foram tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19

Estado
A Covid já matou 7.375 pessoas no Rio Grande do Norte e 372 mil infecções já foram confirmadas no Estado Exatos 203.750 potiguares não apareceram para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19. Segundo dados do RN Mais Vacina, essas pessoas estão em atraso com o esquema vacinal. Os dados foram atualizados na manhã de sábado (23). Mais metade dessas pessoas com vacinação em atraso estão nos três maiores municípios do Estado. Em Natal, 58.690 não compareceram aos postos de vacinação para a segunda dose; Mossoró, 20.751 pessoas estão nesta situação; e em Parnamirim são 14.124. Pelos dados do RN Mais Vacina, o RN soma 2,4 milhões de pessoas que receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19, ou seja, 78% do público-alvo estimado pela Secretaria Estadual de Saúde
Escola da Assembleia receberá prêmio em Educação pelo projeto Conexão Parlamento

Escola da Assembleia receberá prêmio em Educação pelo projeto Conexão Parlamento

Estado
A Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi indicada a receber a Medalha Mérito em Educação, por meio do projeto Conexão Parlamento, desenvolvido pela Instituição. Promovida dentro do Encontro dos Legislativos e Gestores Municipais, a homenagem será realizada de 08 a 11 de dezembro, na cidade de Encantado/RS. Em solenidade, dirigida pelo presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, a condecoração será entregue durante a programação da 4ª edição do Top Legislativo, no qual a UVB homenageia personalidades do Poder Legislativo Brasileiro. O Encontro dos Legislativos e Gestores Municipais é realizado anualmente com o objetivo de reunir vereadores e vereadoras de todo país, pelo fortalecimento do legislativo municipal, defesa do municipalismo e
Galeno reforça pleito por curso de medicina na UFERSA de Pau dos Ferros

Galeno reforça pleito por curso de medicina na UFERSA de Pau dos Ferros

Estado
Cumprindo agenda em Brasília, o deputado estadual Galeno Torquato (PSD) participou nesta quinta-feira (21) de reunião com os ministros da Educação, Milton Ribeiro, e das Comunicações, Fábio Faria, acompanhado também pela prefeita do município de Pau dos Ferros. Em pauta, o reforço do pedido de instalação do curso de medicina no Campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) de Pau dos Ferros, além da manutenção dos cursos de arquitetura e urbanismo. "O curso disponível mais próximo encontra-se em Mossoró ou no estado vizinho da Paraíba. Cabe ressaltar que a estruturação da docência médica fortaleceria em muito a Rede de Atenção à Saúde na região Oeste, tornando a cidade de Pau dos Ferros um polo, de fato, tendo muito mais resolutividade do Sistema Único de Saúde (SUS)”,
Hermano Morais comenta expectativas para realização da Festa do Boi 2021

Hermano Morais comenta expectativas para realização da Festa do Boi 2021

Estado
O deputado estadual Hermano Morais (PSB) comentou, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte desta quinta-feira (21), sobre o lançamento da programação da 59ª edição da Festa do Boi 2021, que acontece de 13 a 20 de novembro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O parlamentar aproveitou e agradeceu o convite do presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos. “A Festa da Boi faz parte do calendário estadual e conta com o apoio do Governo do Estado e daqueles que empreendem o agronegócio. É um evento de grande porte e, neste ano de 2021, apesar da pandemia, a expectativa é de uma grande festa. Espera-se a realização de muitos negócios, na ordem de R$ 50 milhões”, declarou. A festa irá seguir todos os protocolo