Seja bem vindo!

Política

Notícias da política

Com apoio de Lula, Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Com apoio de Lula, Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Destaque, Política
Senador derrotou o bolsonarista Rogério Marinho na disputa. O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) venceu nesta quarta-feira (1º) a eleição para presidente do Senado, derrotando o candidato bolsonarista, senador Rogério Marinho (PL-RN). Pacheco teve o apoio do governo Lula na disputa. Em discurso antes da votação, o senador prometeu firmeza na defesa da democracia.
Lula anuncia decreto para acabar com garimpo em territórios indígenas

Lula anuncia decreto para acabar com garimpo em territórios indígenas

Destaque, Política
“Temos que parar com a brincadeira, não terá mais garimpo”, disse o presidente Lula. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (30) ter assinado um decreto para permitir às Forças Armadas e aos ministérios da Defesa e da Saúde que impeçam a atuação de garimpeiros nas terras indígenas do Norte do país. A declaração foi dada depois de se reunir com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e empresários alemães no Palácio do Planalto. Lula afirmou que seu governo não autorizará novas pesquisas minerais em áreas indígenas e colocará fim ao garimpo. “Temos que parar com a brincadeira, não terá mais garimpo. O governo brasileiro vai tirar e acabar com qualquer garimpo a partir de agora”, disse o petista. “E não vai haver mais, por parte da agência de mina
Em primeira mão: Ezequiel será eleito e reeleito para mais quatro anos na presidência da ALRN

Em primeira mão: Ezequiel será eleito e reeleito para mais quatro anos na presidência da ALRN

Destaque, Política
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizará duas eleições para Mesa Diretora nesta quarta-feira, 1º, quando serão empossados os deputados para a 63ª legislatura. E, nas duas eleições, o atual presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) será eleito e reeleito mais uma vez. Ele continuará presidente por mais quatro anos. O Blog do César Santos apurou, em primeira mão, que a assessoria jurídica de Ezequiel Ferreira encontrou “brecha” na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5.24), do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu a reeleição nas casas legislativas. A partir desse ponto, a Assembleia Legislativa modificou a Constituição estadual, permitindo que membros da Mesa Diretora sejam reeleitos por mais dois anos independentemente da Legislatura, observando o
Disputa pela prescindenciada do senado vira terceiro turno entre Lula e Bolsonaro

Disputa pela prescindenciada do senado vira terceiro turno entre Lula e Bolsonaro

Destaque, Política
O Estadão/Broadcast apurou que a candidatura de Pacheco acabou sendo favorecida pelos atos golpistas do dia 8. A invasão e depredação das sedes do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) reforçou, entre os senadores, o apelo por segurança institucional e uma avaliação reticente sobre a postulação de Marinho. Representantes do bolsonarismo, dentro e fora do Senado, trabalham para levar a eleição para o segundo turno, cogitando apoiar até uma "terceira via", que poderia ser representada por Eduardo Girão (Podemos-CE). “Os atos golpistas do dia 8 fortaleceram a reeleição do presidente e enfraqueceram muito o nome de Rogério Marinho", disse o senador Humberto Costa (PT-PE). Do outro lado, a ex-ministra Damares Alves (Republicanos), eleita senadora pelo
Morre ex-prefeito de Rafael Fernandes, Luzimar Carvalho de Oliveira

Morre ex-prefeito de Rafael Fernandes, Luzimar Carvalho de Oliveira

Destaque, Política
Morreu na noite desta terça-feira (24), o sr. Luzimar Carvalho de Oliveira, ex-prefeito de Rafael Fernandes, cidade da região Oeste Potiguar. O ex-gestor tinha 81 anos. Os Poderes Executivo e Legislativo do município emitiram nota de pesar. Luzimar iniciou sua carreira política ao se eleger vereador de Rafael Fernandes no ano de 1976, pelo partido da ARENA(Aliança Renovadora Nacional), e chegou a assumir a presidência da Câmara Municipal no período 1977/1979.  Em seguida, foi prefeito de Rafael Fernandes por dois mandatos.  Elegeu-se a pela primeira vez no pleito de 15 de novembro de 1982, à época pelo PDS (Partido Democrático Social), conquistando 604 votos . Administrou o município durante 06 anos, de janeiro de 1983 a dezembro de 1988.  Em 1992 conquistou seu
Arthur Lira assume controle do DNOCS durante governo Lula, diz colunista

Arthur Lira assume controle do DNOCS durante governo Lula, diz colunista

Política
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assume o controle do Departamento Nacional de Obras Contras Secas (DNOCS) durante governo Lula (PT). As informações é da coluna Guilherme Amado, do portal Metrópoles. Conforme o colunista, este é o primeiro órgão do segundo escalão almejado pelo grupo político, conhecido como “Centrão”, que tem um apadrinhado político definido em uma negociação no governo Lula. O órgão é responsável por ações de combate à seca e costuma ser usado como destino de emendas parlamentares. Em 2023, seu orçamento é de R$ 905 milhões.
Potiguar preso por participar de atos golpistas em Brasília postou vídeos de dentro da academia da PF

Potiguar preso por participar de atos golpistas em Brasília postou vídeos de dentro da academia da PF

Destaque, Política
O potiguar Daywydy da Silva Firmino, de 30 anos, é um dos presos que participaram dos ataques terroristas de 8 de janeiro, em Brasília. Até esta segunda-feira (23), ele segue detido na Penitenciária da Papuda, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do DF. Logo após ser preso, Firmino chegou a publicar dois vídeos de dentro da Academia da Polícia Federal. Atualmente, o potiguar vive em São Paulo, onde aparece como estagiário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de acordo com o Portal da Transparência. O órgão, ligado ao Ministério dos Transportes, disse que Firmino não faz parte do quadro de funcionários desde 31 de dezembro, mas no site do governo federal ele ainda aparece com o vínculo ativo. Antes disso, porém, ele viveu em Natal
Extermínio: A potiguar que ignorou os alertas da ONU sobre a crise ianomâmi.

Extermínio: A potiguar que ignorou os alertas da ONU sobre a crise ianomâmi.

Destaque, Política
Dentista ocupava o cargo desde julho de 2022, quando assumiu  a direção do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde por indicação do deputado federal João Maia Por William Robson A política (ou a sua falta) indígena do ex-presidente Jair Bolsonaro também era um projeto. Suas intencionalidades visavam o extermínio de uma etnia a fim de atender a interesses econômicos dos mais nefastos. O garimpo em área pertencente a estes povos jamais deveria ser permitido e, sob Bolsonaro, criminosos passaram a boiada e assassinaram de forma cruel. As imagens dos ianomâmis desnutridos, esquálidos, percorreram o mundo. É inacreditável conceber que um governo pudesse abrigar tamanha insensibilidade a ponto de buscar
Exclusivo: Responsável nacional pela saúde de índios era potiguar e entrou no Ministério da Saúde por indicação de João Maia

Exclusivo: Responsável nacional pela saúde de índios era potiguar e entrou no Ministério da Saúde por indicação de João Maia

Destaque, Política
Quando vemos as imagens dos índios Yanomamis desnutridos e acompanhamos o genocídio que ocorreu na região, em Roraima, nos últimos anos, vem a comprovação de que a atenção aos povos originários era precário e sem qualquer prioridade no Governo Bolsonaro.  A Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, foi reduzida a quase nada através de decretos que cortaram suas funções. Um dossiê de 200 páginas realizado por servidores de carreira do órgão revela que a Funai estava a serviço de garimpeiros e se transformou em uma organização anti-indígena.  Em cargos estratégicos, segundo o dossiê, foram nomeados militares, policiais federais, sem qualquer aproximação com o tema, que pudessem garantir a promessa de campanha feita pelo próprio Bolsonaro em discursos: “não demarcar u
Erismar Queiroz é nomeado novo secretário de infraestrutura de Pau dos Ferros.

Erismar Queiroz é nomeado novo secretário de infraestrutura de Pau dos Ferros.

Destaque, Política
Foi publicado na última Sexta-feira (20), no diário oficial do município, a nomeação de Francisco Erismar de Queiroz para secretaria de Infraestrutura (SEINFRA). A prefeita Mariana Almeida resolveu fazer algumas mudanças na sua gestão, principalmente nos cargos de primeiro escalão (Secretários). Para a pasta do Meio Ambiente entra Paulo Fernandes (Paulinho da Pizzaria Agua na Boca) e para secretária de Infraestrutura entra Erismar Queiroz com a missão de melhorar os serviços de limpeza e tapa buracos na cidade. Erismar Queiroz chegou na gestão para colaborar com a prefeita Mariana Almeida. "Eu conversei com Mariana sobre minha participação na gestão, só aceitei o desafio para colaborar com a gestão e dar minha contribuição ao povo de Pau dos Ferros". Relatou Erismar Queiroz.